Vamos falar sobre empatia?

Olá amigos!! Esse mês o “Projeto Vai Um Café?” escolheu um tema mais que maravilhoso para a postagem coletiva: EMPATIA!! Acho que nada melhor para fechar esse ano tão louco, não é?

Fonte: Pinterest

 

Segundo o dicionário Google, empatia significa:

substantivo feminino
  1. 1.
    faculdade de compreender emocionalmente um objeto (um quadro, p.ex.).
  2. 2.
    capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela.

Em resumo gosto de dizer que empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Fácil de entender, não? Mas na prática já é tão difícil.

Quantas vezes a gente não magoa alguém sem pensar? Sei que é natural, que depois a gente pede desculpas, fica tudo bem e felizes para sempre. Mas e se a gente começasse a pensar antes de agir?

Pinterest

Mas falar de empatia me faz pensar um pouco mais além. Me faz pensar no mundo louco em que estamos vivendo. E principalmente em como estamos vivendo no nosso próprio mundo.

Sabe aquele velha história de olhar para o próprio umbigo? Pois é, é algo mais ou menos assim.

Estamos todos felizes, todos bem, saltitantes. Mas, olha, quanta gente está sofrendo? Enquanto estamos comendo muito bem o outro passa fome.

Ter empatia é também pensar no outro que sofre, tentar entender a dor alheia, afinal, só quando conseguimos compreender isso que temos a total capacidade de ajudar.

Às vezes paro para pensar nessas coisas, quando estou, principalmente reclamando. De que eu tenho que reclamar, minha gente? Tenho tudo, tudo o que qualquer um precisa:

Casa, comida, família, amigos, cachorro, emprego… Quanta gente não tem?

A grande beleza começa ao compreender que não temos o que reclamar, somos felizes, temos uma vida maravilhosa. Mas a empatia entra de verdade quando tiramos o popozão da cadeira e saímos para contribuirmos em algo.

Acredito que toda essa crise que estamos vivendo seja o momento certo de pensarmos no outro, de todos nós ajudarmos uns aos outros, compreender que tem gente sofrendo de verdade, precisando de apoio e ajuda.

É hora de cada um sair de seu mundinho e correr para ajudar quem precisa, de auxiliar, de consolar. Como já falei em alguns posts sobre sentimentos ( Bondade e Felicidade )nas pequenas coisas fazemos grandes feitos.

 

A empatia é o primeiro passo para melhorar nosso mundo. Penso que se nossos governantes tivessem esse sentimento não estariam do jeito que estão.

Talvez seja isso que o mundo esteja precisando no momento: empatia <3

Um beijo grande no coração de cada um de vocês!!

 

Facebook Comments

4 Replies to “Vamos falar sobre empatia?”

  1. Eu sou um ser empático, de tal forma que tem quem duvide de que seja real toda essa positividade e entendimento sobre os mais variados assuntos e pessoas.
    Sempre mostro o lado bom das coisas, novas possíbilidades e tento acalmar o coração até de quem me odeia, por um motivo ou outro – até mesmo por esse jeitão feliz xD
    O ideial é que mesmo com o mundo corrompido, continuemos sendo aquele grãozinho de areia que faz a diferença!
    Ótimo texto!
    Prosperidade!
    A Bela, não a Fera blog | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    1. Liiiinda, triste que tem gente que nao acredita, ne?
      Muita prosperidade para vc tb floooor
      Sendo sempre esse grao de areia
      (comentario fofo esse teu )

      Beijos

  2. Eu trago “empatia” tatuada no corpo… Há muitos anos, decidi que seria um norte pra minha vida e tento fazer isso diariamente. Fácil? Realmente não é. Nem sei dizer quantas vezes falhei, mas vou viver tentando.
    Quando você diz que empatia é o primeiro passo prum mundo melhor, fico pensando que empatia pode ser O passo para um mundo melhor; o que engloba toda nossa capacidade de fazer melhor em vários sentidos… Sei lá, só acho que realmente é algo válido, necessário pra gente conseguir reverter tanta coisa negativa ao nosso redor 🙂 Bora lá!

    1. Isso, iremos continuar tentando, SEMPRE!!!
      Vc falou a verdade, é O passo para um mundo melhor. Vamos começar e contagiar os demais, assim o mundo começa a ficar bom 🙂
      Tudo de melhor floooor

Deixe uma resposta