Projeto Clarice-se | AMOR

Olá amigos! Estou participando do Projeto Clarice-se, onde todos mês iremos ler e discutir um conto da maravilhosa Clarice Lispector.

68366030e0ae071cb4a801cbeed5be06

O conto escolhido para esse mês foi AMOR!

O que falar dele?

767c80f3382ed3a8051b15ab1a24f2ce-1

Lindo! Sabe quando você lê algo que precisa muito, que te desperta algo adormecido dentro de si? Pois é. O mais curioso é que o conto causa justamente essa reflexão.

Ana, uma mulher casada, com filhos, vive sua rotina, mantem sua casa absurdamente arrumada, faz tricô e assim vive, repetidamente. Um dia, no bonde, retornando para casa, vê um cego mascando chiclete e mil coisas passam dentro de si. Um sentimento de piedade toma conta dela. Desce do bonde, passa no Jardim Botânico e se perde naquele lugar (que vamos combinar, é maravilhoso!).

Esse conto faz a gente refletir como a nossa vida passa corriqueiramente, muitas vezes sem sentido. Quantas vezes a gente para para olhar o outro? Lembra que existem pessoas em sofrimento, precisando de alguma ajuda? Um apoio, uma palavra amiga? Quantas vezes a gente para para olhar a natureza? Mas olhar nos detalhes, se encantar com a beleza, mesmo que nos dê nojo (como falado no conto, gente, achei fantástica essa lembrança, até o nojento é incrível!)?

O que achei mais lindo foi o próprio título: AMOR. De cara a gente pensa em um conto fofinho entre um homem e uma mulher. Ou até bem quente. Mas Clarice fala de amor da forma mais pura, mais humana, mais bela. Aquele amor pelo próximo, que faz a gente deixar de pensar na gente um pouco para pensar no outro, que nos tira da rotina, da mesmice do dia a dia para se doar. Do amor à natureza, ao belo, a Deus.

62f73e331da75f2355f571b297893032

Quando ela diz, já no final de seu amor ao cego, dá um cisco no olho. O amor aqueles que não conhecemos é um dos mais puros, mais belos. Você não conhece aquele ser, não sabe quem é, mas ama. Sente piedade e empatia.

Esse o passo para um mundo melhor.

Conto maravilhoso, necessário e, pra ser sincera, obrigatório. Para ler sempre que esquecer do mundo lá fora.

Clarice, obrigada!

b8a5a14d726d9b600981ab96a292abcb

Projeto Clarice-se foi criado pela Júlia do canal EntreLinhas (Desafio Literário | Clarice-se) e mais duas amigas.

Grupo no FaceBook: Clarice-se 2017

Conto retirado do site Conto Brasileiro

Imagens retiradas do Pinterest. Imagem destacada: minha autoria 🙂

Beijos flooooooores

15871650_348801332173570_5356675192006676059_n

Facebook Comments

6 Replies to “Projeto Clarice-se | AMOR”

  1. Oi Priscila, linda sua reflexão. O mundo precisa saber o que é amar o próximo mesmo. Ainda não li o conto, mas me senti inspirada a fazer isso. Parabéns pelas lindas palavras <3 Beijos <3
    Charme-se

    1. Leia sim, amiga, é muito bom. Faz a gente pensar nisso mesmo <3

      Bjs

  2. Que lindo Pri! Fiquei com vontade de ler. Apesar de ter ctz que vindo dela é difícil não se apaixonar por cada palavra. Achei maravilhoso o jeito que você trouxe o que achou dele para nós. Concordo ctg, amar ao próximo, em se ver como igual, em qrer bem, é tão difícil hj em dia, mas é o amor mais puro e sincero. Sem segundas intenções ^^ lindo lindo lindo! beijos guria!

    1. Leia sim flooor, é maravilhoso, fala bem sobre esse amor ao próximo, uma lição de vida <3
      Beijo grande no coração

  3. Li Clarice durante a escola e depois não peguei mais nada… Preciso dar uma chance! Esse conto parece ser bem bonitinho!!

    Beijo!

    1. Comigo tinha sido a mesma coisa, só lia poemas dela depois disso. Melhor coisa dar uma chance, vc não vai se arrepender, o conto é maravilhoso!
      Bjs flooor

Deixe uma resposta