Crônica do mês: Segurança – Luís Fernando Veríssimo

E assim inaugura-se mais um projeto do blog: Crônica do mês! Sim, todo mês uma crônica será selecionada aleatoriamente e comentada aqui. E iniciaremos com o livro do gênero mais legal que exite: Comédias para se ler na escola! Abri (como irei fazer todo mês) ao acaso e a que saiu para nós: Segurança.

cronica verissimo 005

Como sempre Veríssimo nos promete boas risadas, e assim dei. A crônica retrata um condomínio aparentemente de luxo onde o que os moradores mais exigiam era a segurança. A cada investida para deixá-los seguros em suas casas, a frustração: “mas os assaltos continuavam.” Assim descrevia nosso querida escritor e eu caía na gargalhada.

Mas depois de tanto rir ficou a pequena-grande reflexão (aliás creio que uma crônica existe para isso): até quando vamos aumentar nossa segurança, se isolar do mundo de todos? Vamos deixando de viver aos poucos, com medo de tudo o que possa acontecer, vamos nos escondendo em casa, sem aproveitar e fazer o que queremos e precisamos de verdade.

De uma forma divertida e descontraída, e em poucas palavras, Veríssimo nos fez pensar em tantas coisas… Pensar em como anda a violência em nosso mundo, como lidar com ela. Como vivemos a mercê do outro.

E mais ainda, pensar no sentido figurado da crônica. Os assaltos, as casas, a segurança diz respeito também aos nossos sentimentos, a nós mesmos, a forma como nos trancamos dentro de nós com medo do que vão pensar, dos insultos, de tentarem cancelar nossos sonhos…

E depois de presos (tanto dentro de casa como dentro de nós mesmos) gritamos por liberdade. Planejamos fuga, enganamos a dor, mentimos para o mundo, pulamos a janela, para ver até onde vamos conseguir chegar.

cronica verissimo 004

Obrigada pela bela crônica, Veríssimo.

Um beijo grande no coração de cada um de vocês.

E ah, o que acharam desse projeto? Vamos trocar figurinhas. 

 

Facebook Comments

8 Replies to “Crônica do mês: Segurança – Luís Fernando Veríssimo”

  1. Eu não lembro se li esse livro do Veríssimo, mas adoro ele! Eu amo a crônica “Vítor e seu irmão” do livro “O Santinho”. Essa me marcou muito sabe?

    Um beijão querida ♥♥

    1. Esse foi o primeiro livro do Veríssimo que li, e me marcou demais tb. O Santinho eu tenho aqui em casa tb, li num piscar de olhos, é muuuito engraçado. Ele é ótimo mesmo.
      Bjs amiga

  2. Deu vontade de ler o livro, gosto de crônicas e gostei deste projeto.

    1. Feliz q gostou amiga! Lê sim o livro, são crônicas pequenas, vc pode ir lendo devagar ☺️

  3. Priscila achei o projeto muito incentivador!! Sempre que posso, leio uma crônica generalizada sobre um assunto. Quando estava na escola, cheguei a ler várias crônicas desse livro. Mas não obtive êxito em terminar e acabei perdendo o livro, hahaha.

    1. Adoooro crônicas, principalmente por ser uma leitura rápida. Esse livro eu carrego sempre comigo com muito carinho, amo demais!
      Mês que vem tem mais crônica, fico feliz q goste!
      Bjs flooor

      1. Vou aguardar ansiosamente. 🙂

Deixe uma resposta