Projeto Clarice-se | O Jantar BEDA#03

Olá! O Jantar foi o conto de Clarice Lispector escolhido para o mês de Julho. Como estava viajando acabei não fazendo e deixei para o início de Agosto – Sorry –

o jantar

O conto gira em torno de um homem, em um restaurante, que para para observar outro durante o jantar. Narra com detalhes suas emoções a forma como come, mastiga os alimentos, trata o funcionário e que possivelmente está sentindo no momento.

A princípio, trata de um conto simples, detalhista, uma história rápida. Posso dizer que até um pouco sem graça. Vamos dizer que conta com detalhes algo que aconteceu em uma hora.

Mas quando voltei para analisar, me fez pensar em algumas coisas:

  • Às vezes não paramos para observar os outros. Todo mundo que está ao nosso redor tem sua história de vida, está pensando em alguma coisa, vivendo problemas que a gente nem faz ideia.
  • Muitas das vezes estão passando o mesmo que nós.
  • Cada um tem sua forma de lidar com os problemas. O homem que observava tinha dificuldades para o jantar, estava aéreo em seus pensamentos. O homem observado era rude, lidava com rispidez e comia sem sentir a própria comida.
  • Não cabe a nós julgarmos. Interessante que no conto o homem que observava apenas observava rs
  • E muitos etcs que talvez tenham ficado para trás.

Confesso que não foi o melhor conto de Clarice que li até hoje, mas valeu a reflexão.

Para quem quiser conhecer melhor o projeto, só entrar no grupo do FaceBook: Clarice-se

O conto foi retirado desse site: Blog Veredas

Mas conta aí, gostou do conto? Alguma reflexão a mais?

Um beijo grande no coração!

15871650_348801332173570_5356675192006676059_n

Facebook Comments

4 Replies to “Projeto Clarice-se | O Jantar BEDA#03”

  1. Nossaaaa
    Eu amo Clarice Lispector, tenho pelo menos um livro dela de poesias e um livro grandinho até mas amo ela, amo poesia.
    Antes achava poesia algo assim bobo, chato, até que um dia vi na livraria um pequeno livrinho chamado “Ou Isto ou Aquilo” era um livro de poesias para crianças da Cecilia Meireles e eu me apaixonei, cheguei a ficar com lagrimas no olhos sério hahahaa e depois disso foi só amor por poesia.
    Dai a conhecer a Clarice foi fácil né e a Clarice com tanto em comum comigo que me perguntava “Mas ela ta morta mesmo? Não é possível, parece que ela ta viva bem agora” e depois conheci Camões e nossa, me encantei pelos lindos poemas de amor dele, como são lindos, de nos deixar suspirando….
    Enfim, uma coisa que amo é poesia, se tem algo que leio é isso, sempreeee
    Gostei do conto e realmente não é um dos melhores de Clarice, ela tem alguns que não são muito legais mas perdoamos porque a alma da Clarice era extraordianaria …
    Bjs

    1. Sim nós perdoamos ela haha sobre poesia tb amo e só osso dizer q no final do mês tem novidade sobre isso aqui no blog 😊
      Bjs flooor

  2. Eu ainda não li esse conto! Na real, falta muita coisa ainda pra ler da Clarice, mas gosto do que li e vou encaixando uma obra ou outra nas minhas leituras… Parece bem bacana, gostei. E achei legal também o projeto, esses projetinhos de leitura sempre ajudam.

    ;*

    1. Nossa, menina, eu tb tinha lido pouco dela até começar esse projeto. Ela é fantástica <3
      Bjos floooor

Deixe uma resposta