Dia do filósofo BEDA#16

Olá! Hoje é dia do Filósofo! Não sei se já comentei aqui, mas eu amo filosofia, cheguei a prestar vestibular na época, mas não passei. Fui fazer pedagogia e, anos depois de formada, fiz pós graduação apenas por amar a filosofia ❤️

Fonte: pinterest

Mas aí eu pergunto: o que precisa pra nos tornarmos filósofos ?
Segundo Sócrates, a única coisa que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas!

Muita gente acredita que filosofar é ficar falando coisas bonitas, ser mais inteligente e por vezes empina o nariz para dizer que sabe muito, que é culto.

Mas o próprio Sócrates já dizia:
O mais inteligente é aquele que sabe que não sabe!

Claro, não sabemos de tudo. Quando a gente tem consciência disso é que temos condições de correr atrás para adquirir mais conhecimento, tem a curiosidade de saber o porquê das coisas.
E é assim que se faz a filosofia, querer saber das coisas, gostar de conhecer, se admirar com o mundo.

Aliás, o próprio significado da palavra filosofia já fiz isso:
Filo = amigo
Sofia = saber
Então filosofia = amigo do saber

Lindo, não é?
Li tudo isso no maravilhoso livro O Mundo de Sofia ! Livro mais lindo da vida, conta de forma cativante toda a história da filosofia.

Livros preferidos (6)

Aliás, tenho um post falando sobre ele: Meu livro preferido | BEDA#16

Mais tarde, li Iniciação a História da Filosofia de Danilo Marcondes, já um pouco mais científico, mas ele escreve de uma forma tão leve que não fica chato.
E outra grande paixão se tornou O Grande Livro da Filosofia, que é uma coletânea super interessante com um apanhado geral e dinâmico do assunto.
E não podia deixar esse dia passar em branco. Palmas para todos nós, filósofos, que amamos o conhecimento, não nos cansamos de saber e aprender.

Quem aqui curte filosofia? Se não, de uma chance pra ela, tenho certeza que vai se apaixonar!
Beijo no coração ❤️

bCjaQgE20525499_10203527614667196_580634045942943932_nbeda

Facebook Comments

12 Replies to “Dia do filósofo BEDA#16”

  1. Feliz dia do filósofo!!
    Eu amava essa matéria na escola. Pena que hoje em dia as pessoas quase não param pra refletir sobre nada…

    http://www.ooutroladodaraposa.com.br

    1. Eu tb amaaava <3 Pois é, ta tudo tao corrido, louco, fora q tiraram a materia da grade 🙁

  2. Regiane Ferreira Blog says: Responder

    Feliz dia do Filósofo! Nem sabia da existência desse dia, era única matéria na escola que eu sabia que não era tão complicado e a mais tranquila. Beijos!

    1. Eu tb amaaava estudar Filosofia na escola. Só que quando fui fazer a pós achei meio complicado sim rs pq eles aprofundam mais
      Bjs floooor Feliz dia <3

  3. Oi Pri. Tive muito contato com filosofia pois cursei História. Principalmente na questão de fundamentos e história da Grécia. Porém hoje não é algo que me atraia muito sabe. De vez em quando leio alguma coisa da área de pesquisa em revistas do tema.
    Um beijo

    1. Imagino mesmo esse contato, até pq as duas materias se intercalam. Compreendo nao te agradar muito, mas continue lendo sim, é muito bom
      Bjs

  4. Parabéns aos filósofos!
    Mas confesso que não era um conteúdo que me chamava muita atenção. Fui compreender melhor o pensamento humanístico na faculdade.

    1. Dependendo do professor fica dificil mesmo compreender, na faculdade a gente ja está mais madura entao entende melhor.
      Bjo grande floooor

  5. Que lindo! Eu adorava as aulas de filosofia da escola! Era uma das aulas que eu me dava super bem!
    Sou completamente humanas! ♥

    1. Eu tb gosto desse os tempos de escola, sou metade de humanas e metade das artes, meu teste vocacional deu certinho rs
      Bjs

  6. Filosofia era minha segunda opção na época do vestibular. Nunca pensei na filosofia como profissão, mas é um curso que eu gostaria muito fazer. Alias, está nos meus planos, depois de fazer doutorado, fazer graduação em filosofia! ^^

    1. Então, eu acabei fazendo a pós graduação só pra poder estudar mais. Hoje tb não vejo como uma profissão pra mim, mais como paixão 💜
      Bjs querida

Deixe uma resposta