Olá amores! O Chato, de Martha Medeiros foi a crônica escolhida do mês de Novembro. E, tipo, como não amar?

Fiquei mega interessada por ela desde que soube de sua existência enquanto estudava Leitura em Língua Portuguesa na faculdade.

O Chato conta a história de uma mãe que conversa a respeito de seu filho, que AMA livros, mas nem por isso é chato. Ele sai, tem amigos, é engraçado e gosta de conversar.

E com isso, Martha Medeiros faz a maravilhosa reflexão, que era o tema da matéria: por que cargas d’água o povo adora rotular as pessoas que gostam de ler de chatas?

No colégio sempre tem o nerd, que é o estudioso, que tira boas notas, mas que tem o rótulo de ser o quietão, antissocial, o chato. Ou a chata.

E na adolescência ainda tem aquela fama básica: que não pega ninguém.

Por falar nisso, leia também: Hábitos de leitura (vídeo no canal!!)

Mas, me digam: quem disse isso? Por que quem gosta de ler tem que ser chata e quem não gosta é popular? Falo da adolescência, mas até quando chega na idade adulta continua esse rótulo.

Quem disse que é chato? Dá reunir com a BFF e ler juntas <3

Nós aqui, que gostamos de ler, sabemos muito bem disso. Somos legais, temos vida social e, sinceramente, a leitura ajuda taaanto a se socializar.

Quem aqui não fez amizades por conta de livros? Sentou pra bater aqueeele papo com um amigo (ou amiga) sobre o livro que leu, trocou nomes, indicou e, melhor ainda, conheceu gente nova na internet.

A leitura nos torna mais sociáveis, amplia nosso vocabulário e nos dá até mais assunto pra conversar. Todo mundo pode ler, sair, conversar, viajar, namorar… ser feliz! Dá tempo para tudo.

Ou até mesmo partir para uma leitura coletiva 😉

E, no mais, se a pessoa em questão preferir ficar no sofá, de pantufa, lendo um livro até altas horas, qual é o problema? Não precisa ser o chato da história, cada um faz o que ama, não está prejudicando ninguém, né?

Alguns livros são emocionantes também, né? Saiba quais carrego no coração aqui: 7 livros que tocaram meu coração | BEDA#24

Como disse a própria Martha Medeiros, gente chata é aquela que fica falando o tempo todo, se acha a melhor, fica tomando conta da vida dos outros. Essa coisa de rótulos, de esteriótipos é tão batida, não é?

Martha Medeiros

Aaaaah, como termina muito bem a crônica:

Chato é quem não nos faz rir.

Mas e você, o que achou da crônica O Chato? Concorda com a Martha Medeiros?

Encontrei a crônica nesse link: Crônicas de Martha Medeiros



Vamos compartilhar mais livros pelo mundo, quem sabe assim ele se torna menos chato? Hehe

Beijo grande no coração

Facebook Comments Box