Mas vai chover – Clarice Lispector

Olá! E “Mas vai chover” é o conto escolhido para o mês de Novembro do Projeto Clarice-se!

Clarice Lispector

Mas vai chover é um conto simples, de fácil leitura e (obviamente, em se tratando de Clarice) profundo, com margem a N questionamentos.

“É a história de Dona Maria Angélica, uma senhora viúva que conhece um rapaz jovem, entregador, forte e bonito, e se encanta com ele. O convida para entrar e se envolve com ele.

O rapaz, porém, não se interessa por ela, mas sim pelo seu dinheiro.

Ao final, ela se vê sem condições de continuar mantendo-o e é abandonada.”

Aparentemente é uma daquelas historinhas clichês de filmes e novelas que vemos todos os dias. Mas Clarice não ia deixar só por isso rs.

Ela aprofunda nos pensamentos e sentimentos de Maria Angélica. Não era apenas uma mulher madura em busca de prazer. Ela se sentia sozinha, tinha necessidade de ser amada. Isso é até verificado quando começam a abrir seus olhos e ela diz: “Não, ele me ama”.

Todo o mês posto um conto de Clarice. Leia o último: A Criada

E mais, ele a fazia se sentir jovem. Por ser rica, imagino que tenha sido uma mulher com uma vida muito agitada quando jovem: teve muitos amores, vida social ativa e aventuras.

Às vezes tudo o que ela (e muitas pessoas maduras de um modo geral) queria era voltar a sua juventude.

Quando ela o convida para dormir com ela, e o rapaz recusa de início, ela já oferece a ele um carro. Pra mim essa parte ficou claro o desespero dela em se envolver com alguém e se sentir jovem novamente.

Bem, mas e o rapaz? Então, de início um grande pilantra, aproveitador e sem amor. Mas acredito que, dentro dele, também havia um desespero. Desespero material mesmo. Queria viver uma vida de luxo e, de repente, teve essa oportunidade. Custasse o que custasse.

Isso tudo me faz pensar: quantos de nós não nos entregamos a situações das quais não queremos por desespero de parecer outra coisa?

Mas vai chover me fez pensar sobre julgamentos: ninguém sabe o que se passa dentro do outro, o que o levou a tomar tal atitude. Sempre julgamos, apontamos o dedo, criticamos, mesmo quando não temos nada com isso.

 



 

 

E você, o que achou do conto? Não deixe de ler por inteiro: Mas vai chover.

Beijo grande no coração!

Facebook Comments

4 Replies to “Mas vai chover – Clarice Lispector”

  1. Um conto profundo né? Ambos procuraram um no outro o que sentiam que faltava em suas próprias vidas.

    1. Verdade amiga, cada um procurou o q fazia falta

  2. Nossa, parece bem profundo e dar margem a muitas reflexões. Queria ler mais Clarice…

    1. Leia sim flor! Ela é encantadora

Deixe uma resposta