Você pode aprender com o passado

Olá! E o mês de Janeiro teve postagem coletiva altamente reflexiva: “Você não pode mudar o passado. Ele sempre foi. Ele sempre será. Mas eu ousaria dizer, você pode aprender alguma coisa com ele…” Tema escolhido com muito carinho pela amiga Joice, do Blog Feito Bailarina, após assistir ao filme Alice Através do Espelho.

Fonte: Pinterest. Por Monica Crema <3[/caption]

Esse título me chamou a atenção, me fez pensar em mil momentos que vivi desde criança, e que, inclusive e principalmente os ruins, me fizeram crescer.

Certa vez estava euzinha meio chateada por uma situação e decidi entrar no Google e pesquisar: “Como esquecer o passado.” Em meio a historinhas e poemas piegas eis que surge um textão que foi como uma surra. Dizia algo mais ou menos assim:

  • Não tem como esquecer o passado, ele aconteceu, faz parte de você. Você precisa mesmo aprender a conviver com ele.

E fiquei toda aliviada e deu certo. Claaaro que segui em frente e nem pensava que quando entrasse na vida adulta (ah, sim, era uma jovenzinha ainda) iria enfrentar situações realmente sérias, conhecer pessoas absurdamente ruins e ver coisas incrivelmente insanas.

[caption id="" align="aligncenter" width="337"] Ainda não li nem assisti Alice através do espelho! O post me desafiou a ler e ver 🙂 Em breve resenha!! Imagem encontrada no Pinterest

A verdade é que em minha mocidade tive muita dificuldade em lidar com decepções, principalmente de amigos. Engraçado porque fazia e desfazia amigas com certa frequencia. E só na vida adulta soube reconhecer quem eram meus amigos verdadeiros, aqueles que guardo comigo até hoje.

Aliás, tenho um post que conta melhor uma dessas situações: Meu maior ato de coragem

Amadurecer é realmente incrível. Passamos a ligar menos para essas coisas, na certeza de que já aconteceu e sobrevivemos. Então iremos sobreviver mais uma vez. E sim, estamos vivos!



E quando, finalmente, os problemas reais da vida adulta aparecem, depois do susto, já estamos fortes, temos capacidade de enfrentar.

Fonte: Pinterest. Créditos na imagem

Penso em mim mesma: Sofri muito bullying quando adolescente. Chorava noite e dia e meus pais foram tãão fofos comigo:

  • “Para de chorar, que você não é nada disso.”

Quando adulta veio o assédio moral no trabalho e, por pior que tenha sido, eu sobrevivi. Fui aprendendo devagar a me colocar, a me fortalecer e a me conhecer. Como evoluí naquela época. Chega a ser engraçado lembrar. Achava que não ia aguentar e aqui estou eu!

É tão clichê falar, mas nada pode ser tão real de que aprendemos e crescemos com as dificuldades. E é tão gostoso olhar para trás e pensar o quanto mudamos. E que a cada dificuldade nos tornamos mais fortes.

 

Tipo aqueles jogos de videogame que cada fase enfrentamos desafios, tem o chefão e vai só aumentando o grau de dificuldade, mas o personagem está cada vez mais forte pra enfrentar o novo chefão.

E, depois de vencido, a gente mostra aquela banana para o que aconteceu e parte para mais um desafio. Fala a verdade, que graça tem a vida sem desafios?

E você, já passaram por situações ruins na vida e que serviram pra te deixar mais forte?

Beijo grande no coração!!

postagem-coletiva
 



 

 

Facebook Comments

3 Replies to “Você pode aprender com o passado”

  1. […] 1-  Divergências Vitais (Bruna Aliatti)                                   2-  Carioca do Interior (Priscila Gonçalves) […]

  2. Pri, gostei muito do seu texto leve engraçado como sempre! ♥

    1. Ah amiga, muito obrigada! Como já tinha dito, escrevi depois de aprender mais uma vez 😍
      Beijo no coração

Deixe uma resposta