Olá! E o passeio de hoje é em Jacuba, outra localidade rural da cidade de Resende, RJ.

Jacuba (85)
 Jacuba – RJ

Conheci esse belíssimo lugar em 2013 e, preciso dizer, voltei para casa encantada.  acesso não é muito fácil, porém vale super a pena.



Jacuba é uma belíssima localidade rural de Resende situada às margens do Rio Preto, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. É famosa por suas praias de rio, de areias brancas. Outro atrativo natural importante é o Cânion da Jacuba, também chamado de “Furnas”, uma garganta estreita que o rio atravessa, entre paredes de rocha, antes de suas águas descansarem na “Prainha da Jacuba”, também conhecida como “Poção da Jacuba” – uma piscina natural formada pelo Rio Preto. Fonte: Turismo Resende

Quando fui, lembro que foi uma bela de uma surpresa quando cheguei até lá.

Paramos no Prainha Bar, um restaurante muito fofo que fica a beira de bem… uma PRAIA! Sim, uma praia na montanha.

Jacuba (6)
Prainha de Jacuba

Fiquei maravilhada, nunca tinha visto uma praia de água doce e não pude deixar de me emocionar!

Lá você pode passar o dia, se deliciar nas águas do Rio Preto gelaaadas e dar uma boa caminhada. Um local perfeito para descansar.

Bem ao lado da Prainha, é possível encontrar uma outra praia, a poucos minutos de caminhada, a Prainha da Curva. Também lindíssima e apropriada para banho.



É aquele típico lugar para você desligar do mundo e relaxar. Não pensar em nada. Lembram quando eu falei da Serrinha do Alambari? Um lugar semelhante, porém menor.

Jacuba (48)
Ignorem minha pose, foquem na paisagem

E o Rio Preto é bem interessante, afinal, o rio é realmente escuro, quase preto. Águas limpas e prazerosas.



As praias de Jacuba compõem lindas cachoeiras.

E vale super a pena aproveitar a estadia e conhecer também a Vila da Fumaça. Esse lugar ainda não consegui conhecer de verdade, mas claaro que irei 🙂

Jacuba (58)

Para chegar em Jacuba (de Resende):

De carro: Por trás da Rodoviária Graal, pelo bairro Cabral. A serra é bem chatinha. É possível passar por Porto Real também, mas não conheço esse caminho.

Conferir o mapa aqui: Resende – Jacuba

De ônibus: Ao chegar em Resende, descer na Rodoviária Graal e pegar o ônibus Rio Preto. Os horários são ruins, vale a pena ficar atento 😉

Consultar horário aqui: Ônibus Rio Preto – Linha 505

Jacuba (13)
Santa paz

Enfim, fazendo esse post me deu aqueeeela vontade louca de retornar para lá e me deliciar novamente naquelas águas e sentir a paz enorme de Jacuba.

Quem aí ficou interessado em conhecer Jacuba? Deixe nos comentários e quem já conhece

Beijo no coração!!!!

 

 

 

 

Facebook Comments Box