Olá!! E hoje vamos conversar sobre o conto Restos de Carnaval, de Clarice Lispector?

Fonte: Portal O Lábaro. Créditos no link da imagem.

“Restos de Carnaval conta sobre uma menina de 8 anos que nunca pode brincar Carnaval. E esse era seu sonho. Ficava na varanda olhando e se divertindo simplesmente com o fato de ver os outros felizes.

Sua mãe estava muito doente. Não havia como ninguém sair com ela para brincar o Carnaval de Recife.

Até que, sem querer, seu sonho de ser uma moça nessa festa, finalmente chegou. Já vestida de rosa, o destino fora impiedoso com ela. A alegria morreu por um instante. Não conseguia brincar o sonhado Carnaval, ser a moça linda que sonhara tanto.

Mas a salvação chegou, num simples acontecimento, tão repentino, sorriu. E sim, havia se reconhecido!”

Leiam o conto completo aqui ó: Restos de Carnaval!!

Lindo conto, não?

restos do carnaval clarice lispector

Clarice, em Restos de Carnaval, mais uma vez me emocionou. Quanta doçura em descrever cada detalhe…

 

Fiquei pensando em nossos sonhos, quantas vezes não podemos realizá-los e ficamos na varanda só observando, vendo os outros serem felizes, e aprendemos a apreciar com o pouco que a vida nos dá.

E isso é fantástico. E, tudo o que for para ser virá um dia. Basta que busquemos. às vezes vem da forma mais inesperada possível, como foi a fantasia cor de rosa da menina. às vezes parece que tudo vai por água abaixo, mas é esse saber apreciar os pequenos detalhes que nos faz mais feliz.



 

Nem sempre nossos sonhos serão exatamente como pensamos. Em Restos de Carnaval, Clarice compara com os contos de fada. É que às vezes a vida nos desencanta, mas sempre encanta novamente.

A felicidade está mesmo nas pequenas coisas!

A parte mais linda do conto para mim foi o início, em que ela se sente feliz vendo a alegria do Carnaval na rua. De certa forma ela aproveitava a festa, e era feliz assim.

Mas Restos de Carnaval também me fez pensar sobre o desabrochar. Sobre crescer e viver a vida dos nossos sonhos. Sobre cair e saber que podemos levantar.

Fonte: Casa de Livro. Créditos no link da imagem.

O Carnaval do conto é como nossa vida. Primeiro a gente acompanha pela varanda. Depois saímos para vivê-la. O destino pregando peças, nos fazendo acreditar que nada mais vai dar certo, mas novamente mostrando que é possível ser feliz.

E não deixe de conhecer o Projeto Clarice-se no Facebook!! E de ler minha última resenha aqui: 100 anos de perdão – Clarice Lispector!!

Aaaah, Clarice sendo Clarice.!! Gratidão pelo conto!!

E você, o que achou de Restos de Carnaval? Vamos conversar sobre ele.

Beijo grande no coração!!!!

 






 

Facebook Comments Box