Olá! Vamos hoje fazer um City Tour em João Pessoa, capital da Paraíba?

O centro histórico de João Pessoa, parte do city tour, casas coloridas
O centro histórico de João Pessoa, parte do city tour

No City Tour que fiz em João Pessoa, nós passamos por vários pontos turísticos, principalmente os históricos da cidade, que, sim, contam bastante sobre a história da cidade, do Estado, cheio curiosidades, inclusive sobre o motivo da troca da bandeira da Paraíba. Saiba sobre ela aqui: Wikipedia.

Mas, começando nosso City Tour, vamos falar um pouquinho sobre cada ponto de João Pessoa que paramos:

  • Farol do Cabo Branco, construído em 1972. Tem esse formato inspirado em uma planta, chamada de Sisal, importante para a economia do estado na época.
  • O Marco Referencial, bem em frente ao Farol, que é o ponto onde o sol nasce primeiro no nosso país. Achei bem emocionante pensar nisso.
  • O Bosque dos Sonhos, ali na mesma rua. É uma gracinha, com árvores, lojinhas de artesanato, cantinhos fofos para sentar e fotografar. Pena que, com a chuva, estava molhado, mas valeu super a “voltinha” e rendeu comprinhas para a mamis.
  • A Estação da ciência, obra de Oscar Niemeyer, infelizmente fechada, mas conhecemos sua história.

Ah, por falar nesse grande arquiteto, não deixe de conferir esse post aqui: Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho) Curitiba – PR





Farol do Cabo Branco, no city tour em joao pessoa
Farol do Cabo Branco

Logo após, partimos de ônibus para o outro lado de João Pessoa, continuando o City Tour na parte  histórica da cidade, onde encontramos:

  • Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, construída em, sob as ruínas de um forte. É bem lindinha e, para os católicos, uma grande oportunidade para agradecer. Senti-me bem em estar lá.
  • O Hotel Globo, primeiro Hotel de luxo do Brasil. Chique não? Está desativado, mas já recebeu pessoas importantíssimas por lá. Confesso que achei mal cuidado, mas mesmo assim gostei bastante, linda arquitetura.
  • As casinhas coloridas. Também achei mal cuidadas, nas fotos estavam mais coloridas, fiquei um pouco triste em ver construções tão lindas e importantes da nossa história assim, mas me senti bem em vê-las e saber o motivos das cores: antigamente não tinha números nas casas, então eles se localizavam pelas cores.

Imaginem assim: “Onde você mora?” “Ah, na casa amarela.” E por aí ia…

E veja minhas avaliações no TripAdvisor: Carioca do Interior!!

Seguimos o City Tour pela janela no ônibus, conhecemos mais umas construções históricas de João Pessoa, como os correios, câmara dos vereadores e outras igrejas lindas. Mas a parada mais linda, na minha opinião foi a seguinte:

  • Igreja de São Francisco!! Uma igreja MARAVILHOSA, toda em arte barroca, bela, cheia de história e encantos. Fomos recebidos, depois de nos maravilhar com a obra de arte que ela é em si, por um guia suuuper simpático, que nos mostrou cada cantinho, curiosidades e a história.
  • Refleti muito pensando na história do nosso país, como tudo era dividido entre brancos e negros, ricos e pobres, homens e mulheres. Quanta tristeza e sofrimento enfrentamos e como ainda precisamos caminhar para atingir uma igualdade.

Veja mais sobre ela aqui: Centro Cultural São Francisco

interior da igreja sao francisco de assis joao pessoa
Interior da Igreja
Igreja São Francisco de Assis joao pessoa, entrada, parte do city tour
Igreja São Francisco de Assis

E, por falar em igrejas, em Oscar Niemeyer, olha esse post aqui: Lagoa da Pampulha – Belo Horizonte MG

 


Logo após fomos almoçar e encerramos nosso city tour no mercado de artesanato. Infelizmente não consegui filmar as comprinhas, houve um contratempo particular, mas aguardem o vídeo de compras. De qualquer forma, deixarei para vocês o link para conhecerem esse verdadeiro shopping (eu nem amo né?): Mercado de Artesanato Paraibano.

Mas, enquanto o vídeo de comprinhas não chega, que tal curtir outro aqui? Compras em Aracaju SE

Enfim, espero que tenha gostado de conhecer o city tour em João Pessoa. E, claro, rolou vídeo no canal, clica para assistir:

Acompanhe os próximos posts/vídeos. E relembre o primeiro post da série aqui: João Pessoa – Paraíba

Beijos no coração!!

 






Facebook Comments Box