Sabe como usar o vocabulário de forma correta?

Bem, parece fácil, mas nem tanto. Ou pode parecer difícil mas também não é. Risos!!

vocabulario diferente

Enfim, para entender melhor sobre o emprego adequado das palavras é interessante pensar:

Somos todos diferentes. Uns são altos, outros baixos, uns negros, outros brancos… alguns são agitados, outros calmos, outros muito nervosos.

Leia também: Relatório, fichamento e resumo: quais as diferenças?

Sem contar que há a diferença de idade, de gênero (não apenas homem e mulher) e, principalmente tratando desse país tão diverso em cultura: os diferentes vocabulários regionais.

Cada um tem sua gíria, sua forma de falar e se expressar.

Querem um exemplo?

uso correto do vocabulario geladinho, sacole, dimdim...uso correto do vocabulario geladinho, sacole, dimdim...
Se é geladinho, sacolé, dimdim… estão todos corretos, cada região expressando essa delícia da sua maneira!

Mas não apenas o vocabulário modifica em relação às pessoas e se mantém da mesma maneira. Uma mesma pessoa fala de diversas maneiras em situações diferentes. E com pessoas diferentes. A gente não fala da mesma forma com nossx chefe que fala com a galera. E pos aí vai.

A mesma coisa acontece com a linguagem escrita. Um artigo científico, uma piada, um poema, cada texto tem sua forma de escrita correta, de acordo com o que vai passar para seu público.

Mas, ok, então, Priscila. E como eu uso corretamente o vocabulário?

Bem, pense: Onde estou? Com quem estou falando? Qual é o objetivo dessa linguagem? Preciso entreter, bater um papo, ou preciso passar uma seriedade naquele momento?

Leia também: Como ler nas entrelinhas do texto?

É preciso bom senso e, em determinados momentos, escolher bem as palavras para se comunicar. Não tem como começar uma reunião, por exemplo, com um: “E aí galera!”

Uma dica boa é pensar no nosso guarda-roupa. Dá uma olhada nas peças e se pergunte: onde eu iria com essa roupa? Iria para o Shopping com esse longo? Em um casamento chique de chinelo de dedos? Provavelmente não, né.

Como sempre, é preciso ler bastante, se informar, ampliar seu vocabulário e conhecer os momentos. Perguntar se está ok, tirar as dúvidas com as pessoas mais experientes.

 


Quando a gente é jovem pensa que não tem problema, que é liberdade de expressão. Isso faz parte da idade, e só com maturidade que temos a capacidade de entender algumas coisas. Eu já levei puxão de orelha no trabalho por me expressar de forma muito informal e não passar a seriedade necessária.

Toda forma de linguagem, independente de qual seja, é expressada para ser entendida. A forma com a qual empregamos nosso vocabulário interfere no entendimento das pessoas. Sempre há um motivo. Até o tom de voz e os caguetes precisam ser utilizados corretamente, pois pode distrair demais as pessoas.

Enfim, a gente só aprende no cotidiano. Falando e escrevendo.

Pensando nisso, gravei um vídeo, com maiores exemplos e atividades. Assista 😉

 


Gostou do conteúdo? Compartilha!!

Beijos no coração!!!

 

 

 

Facebook Comments Box