Olá amores! O Chato, de Martha Medeiros foi a crônica escolhida do mês de Novembro. E, tipo, como não amar?
Fiquei mega interessada por ela desde que soube de sua existência enquanto estudava Leitura em Língua Portuguesa na faculdade.
O Chato conta a história de uma mãe que conversa a respeito de seu filho, que AMA livros, mas nem por isso é chato. Ele sai, tem amigos, é engraçado e gosta de conversar.
E com isso, Martha Medeiros faz a maravilhosa reflexão, que era o tema da matéria: por que cargas d’água o povo adora rotular as pessoas que gostam de ler de chatas?
No colégio sempre tem o nerd, que é o estudioso, que tira boas notas, mas que tem o rótulo de ser o quietão, antissocial, o chato. Ou a chata.
E na adolescência ainda tem aquela fama básica: que não pega ninguém.
Por falar nisso, leia também: Hábitos de leitura (vídeo no canal!!)
Mas, me digam: quem disse isso? Por que quem gosta de ler tem que ser chata e quem não gosta é popular? Falo da adolescência, mas até quando chega na idade adulta continua esse rótulo.
Nós aqui, que gostamos de ler, sabemos muito bem disso. Somos legais, temos vida social e, sinceramente, a leitura ajuda taaanto a se socializar.
Quem aqui não fez amizades por conta de livros? Sentou pra bater aqueeele papo com um amigo (ou amiga) sobre o livro que leu, trocou nomes, indicou e, melhor ainda, conheceu gente nova na internet.
A leitura nos torna mais sociáveis, amplia nosso vocabulário e nos dá até mais assunto pra conversar. Todo mundo pode ler, sair, conversar, viajar, namorar… ser feliz! Dá tempo para tudo.
E, no mais, se a pessoa em questão preferir ficar no sofá, de pantufa, lendo um livro até altas horas, qual é o problema? Não precisa ser o chato da história, cada um faz o que ama, não está prejudicando ninguém, né?
Alguns livros são emocionantes também, né? Saiba quais carrego no coração aqui: 7 livros que tocaram meu coração | BEDA#24
Como disse a própria Martha Medeiros, gente chata é aquela que fica falando o tempo todo, se acha a melhor, fica tomando conta da vida dos outros. Essa coisa de rótulos, de esteriótipos é tão batida, não é?
Aaaaah, como termina muito bem a crônica:
Chato é quem não nos faz rir.
Mas e você, o que achou da crônica O Chato? Concorda com a Martha Medeiros?
Encontrei a crônica nesse link: Crônicas de Martha Medeiros
Vamos compartilhar mais livros pelo mundo, quem sabe assim ele se torna menos chato? Hehe
Beijo grande no coração
luizavieira92
Gente, esse conto foi inspirado em mim hahhahaha
Eu sou dessas que leio demais, mas nem por isso sou antissocial (apesar de argumentar em certos momentos)
Beijos
Balaio de Babados
Priscila
Hahahaa foi inspirado em nós. Mas argumentar as vezes é bom rs
Bjs floooor
Raíssa Martins
Com certeza os livros me trouxeram bons e grandes amigos. E são pessoas reais, não somente os personagens haha
beijos
http://www.ooutroladodaraposa.com.br