Olá! Vamos fazer trilha no Morro do Couto?
A trilha do Morro do Couto, é na verdade uma travessia, até o início das Prateleiras, situada no Parque Nacional de Itatiaia
Saí de casa bem de madrugada e seguimos rumo à cidade de Itamonte . Chegamos bem cedo, fica muito cheio, tem limite de gente e de fato não dá para trilhar com o sol quente. Embora lá faça frio de verdade, no inverno dá placas de gelo.
Conheça outro Parque aqui: Serra dos órgãos – Teresópolis – RJ
Enfrentamos uma fila de carros e vans, registramos nossos nomes, passamos pelo portal e seguimos. Ah, fizemos um xixizinho antes também, porque depois é só no matinho.
Fizemos um pic nic como café da manhã para forrar o estômago, afinal, o dia prometia e não dava para dar bobeira.
O Morro do Couto é bem puxado, de fato. Muitas pedras, um subidão, precisávamos saltar algumas vezes e passamos por um caminho estreito, precisávamos subir, dar uma meia escalada, até chegar naquela pedra, conforme a foto a baixo:
Não vou mentir: passei um cagaço danado. Morro de medo de altura, caí na besteira de olhar para baixo e tremi. O guia e outros colegas nos ajudaram a subir, nos deram as mãos. Uma mocinha precisou ser quase pegada no colo, mas vencemos e seguimos.
Chegamos ao topo e fomos presenteadas com aquela vista, céu azul, um frio do caramba e apenas ar puro.
Depois de descansar e tirar mil fotos, descemos e seguimos rumo às Prateleiras. E andamos, andamos, subimos, descemos. Paramos, descansamos, seguimos de novo.
A cada parada, conversávamos e filosofamos um pouco coisas do tipo:
Como essas rochas se formaram? Quanto tempo, quanta coisa aconteceu para essas formações geológicas? Com o que essa rocha se parece?
Ao atravessarmos o Morro do Couto para as Prateleiras, passamos pela Toca do Índio, uma pequena gruta, em que sentamos para uma pausa e mais um pic nic. Depois voltamos a caminhar.
Já a beira das Prateleiras, e já no município de Itatiaia, nos deparamos com um lago, um espaço de paz e mais formações rochosas para imaginar com o que parece rs.
Terminamos de descer, já cansados e pegamos uma trilha de terra até o local de partida, para ir embora.
Morremos, mas passamos bem!
Foi um dia de desafios, de paz e muita gratidão!!
A travessia Morro do Couto para as Prateleiras tem o trajeto de 14km, e fizemos em 8h. É sim puxada, precisa de um certo preparo, mas não é da morte. Aconselho fazer em grupo, de preferência com um guia autorizado. Precisa também de autorização prévia.
Saiba as orientações aqui, inclusive sobre como chegar no Morro do Couto: Parque Nacional de Itatiaia.
E dessa vez não rolou vídeo. Além de ter tirado o dia para não pensar nisso, foi meio tenso para filmagens rs, mas fiquem com as fotos.
Beijos no coração!!