O que são informações implícitas no texto?
As informações explícitas são aquelas manifestadas pelo autor no próprio texto. As informações implícitas não são manifestadas pelo autor no texto, mas podem ser subentendidas. Muitas vezes, para efetuarmos uma leitura eficiente, é preciso ir além do que foi dito, ou seja, ler nas entrelinhas. Fonte: http://educacao.globo.com/portugues/assunto/estudo-do-texto/implicitos-e-pressupostos.html
Leia também: Como ler nas entrelinhas do texto
Nem tudo que queremos dizer está de fato escrito em um texto, mas está subentendido, deu a entender.
Muitas das vezes está bem claro, como por exemplo:
“Minha tia parou de fumar”
Dito isso, já percebemos que a tia fumava.
Mas podemos dizer também: “Finalmente, minha tia parou de fumar”.
A palavra finalmente tem um peso maior, passa um filme na nossa cabeça: ela fumava fazia tempo, estava tentando, foi difícil e etc. E até mesmo o quanto a sobrinha torcia para que a tia parasse. E ainda tem a forma como a pessoa falou.
Viram como muita coisa ficou implícita nessa frase? Até porque, tudo o que a gente fala sempre tem muita coisa por trás, muita história. Muitas das vezes, para a gente compreender um texto, é preciso ter conhecimentos antes, tanto da história em si como de mundo.
Algumas informações implícitas são um pouco mais profundas, seja para poupar tempo, para deixar o texto mais limpo ou até mesmo para disfarçar.
Isso a gente adquiri com o tempo, estudando, conversando, lendo…
Algumas informações estão tão implícitas no texto que passam despercebidas por muita gente. E é natural, porque nem sempre temos um conhecimento prévio da situação, não estamos atentos na leitura.
Para isso, a gente precisa adquirir a habilidade de inferir as informações implícitas. Leia o post Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Mas fica comigo, se inscreve no meu canal Autora Priscila Gonçalves, porque teremos mais vídeos sobre o assunto e vamos conversar depois de amanhã sobre três formas de introduzir informações implícitas no texto: os pressupostos, os acarretamentos e a ironia.
Assista ao vídeo aqui:
Beijos no coração!!!