Hoje, vamos conversar sobre Pressuposto e Subentendido?

Como já conversamos aqui no canal, informações implícitas são aquelas que não estão escritas no texto, mas a gente sabe que elas existem.

Leia também: O que são informações implícitas no texto?

Pressupostos e Subentendido são “tipos” de informações implícitas no texto. Tem pequenas diferenças entre as duas e vou explicar bem legal para vocês.

Segundo o site Norma Culta, “Os pressupostos são de mais fácil identificação, estando sugeridos no texto. Os subentendidos são deduzidos pelo leitor, sendo da sua responsabilidade.”

pressuposto subentendido
Para conhecer a diferença entre pressuposto e subentendido é preciso atenção.

Agora, vamos falar mais um pouquinho de cada um:

Pressuposto

Embora não esteja escrito no texto, o pressuposto está bem na cara, você lê (ou escuta) e já sabe que aquela informação existe.

Existe algumas características, que chamamos de marcas lingüísticas, que serve para a gente reconhecer melhor as informações pressupostas. O site Todo Estudo fez um resuminho bem legal, que não preferi deixar o link aqui para vocês conferirem certinho:

Veja aqui: https://www.todoestudo.com.br/portugues/pressupostos-e-subentendidos




 

Subentendido

Já o subentendido, é preciso de um pouco mais de atenção para compreender, pois essa informação é bem mais escondida no texto. Para compreender o que está subentendido, é preciso o que sempre falo nos vídeos aqui do canal: ter conhecimento prévio.

Leia também: Como ler nas entrelinhas do texto?

Há todo um contexto e, geralmente, pode significar várias coisas. Muitas das vezes ficamos até confusos, entendemos errado, levamos para o outro lado. O que é normal, pois pode significar tanto desconhecimento, falta de atenção, ou até mesmo má fé por parte de quem escreveu/falou.

Sabe aquela pessoa que fala uma coisa, ofende a outra, ou gera discórdia,  depois ela volta com aquela história: “Não foi isso que quis dizer.” Por isso a gente precisa ter atenção, em conhecer os fatos e até mesmo as pessoas.

Para mais informações e exemplos, segue o vídeo no meu canal:








Facebook Comments Box