E assim inaugura-se mais um projeto do blog: Crônica do mês! Sim, todo mês uma crônica será selecionada aleatoriamente e comentada aqui. E iniciaremos com o livro do gênero mais legal que exite: Comédias para se ler na escola! Abri ao acaso e a que saiu para nós: Segurança.

cronica verissimo 005
Segurança, de Luis Fernando Veríssimo

Como sempre Veríssimo nos promete boas risadas, e assim dei. A crônica retrata um condomínio aparentemente de luxo onde o que os moradores mais exigiam era a segurança. A cada investida para deixá-los seguros em suas casas, a frustração: “mas os assaltos continuavam.” Assim descrevia nosso querida escritor e eu caía na gargalhada.

Mas depois de tanto rir ficou a pequena-grande reflexão (aliás creio que uma crônica existe para isso): até quando vamos aumentar nossa segurança, se isolar do mundo de todos? Vamos deixando de viver aos poucos, com medo de tudo o que possa acontecer, vamos nos escondendo em casa, sem aproveitar e fazer o que queremos e precisamos de verdade.

 

De uma forma divertida e descontraída, e em poucas palavras, Veríssimo nos fez pensar em tantas coisas… Pensar em como anda a violência em nosso mundo, como lidar com ela. Como vivemos a mercê do outro.

E mais ainda, pensar no sentido figurado da crônica. Os assaltos, as casas, a segurança diz respeito também aos nossos sentimentos, a nós mesmos, a forma como nos trancamos dentro de nós com medo do que vão pensar, dos insultos, de tentarem cancelar nossos sonhos…

E depois de presos (tanto dentro de casa como dentro de nós mesmos) gritamos por liberdade. Planejamos fuga, enganamos a dor, mentimos para o mundo, pulamos a janela, para ver até onde vamos conseguir chegar.

cronica verissimo 004
O clássico da adolescência: Comédias para se ler na escola

Obrigada pela bela crônica, Veríssimo.

Um beijo grande no coração de cada um de vocês.

E ah, o que acharam desse projeto? Vamos trocar figurinhas. 

 


Facebook Comments Box