Olá! Vamos de resenha do conto Venha ver o por do sol, da nossa linda Lygia Fagundes Telles?
Encontrei esse conto no livro Venha ver o por do sol e outros contos, todos da Lygia Fagundes Telles. Escolhi esse para resenhar primeiro pois, além de carregar o nome da obra, achei phoda mesmo.
Leia também: A Bolsa Amarela – Lygia Bojunga
Mas os demais contos são esses:
- O noivo
- Natal na barca
- As formigas
- O jardim selvagem
- Biruta
- Antes do baile verde
- O menino
Mas, antes do conto, preciso dizer o quanto AMEI conhecer melhor a autora, uma história inspiradora, principalmente para mim que sou escritora e almejo chegar, ao menos, na pontinha do dedão dela.
Saiba sua biografia aqui: Lygia Fagundes Telles.
Enfim, vamos de conto?
Venha ver o por do sol inicia com um rapaz (Ricardo) encontrando com uma moça (Raquel) em um cemitério. Não se viam há um tempo, revelando que são ex-namorados bem arrumada e com cigarro nas mãos. Oposto de antes.
Raquel demonstra medo de serem vistos, pois estava em um relacionamento novo, e o rapaz era bem ciumento. Mas ele afirma que é breve, apenas para ver o por do sol, pois é belíssimo do alto do cemitério.
Eles sobem com ela reclamando, com medo, pede para ir embora, mas Ricardo insiste, pois seria o último encontro, prometera ele. A leva para o, segundo ele, mausoléu de sua família.
Conta a ela histórias de sua família, e sua adorava prima, que faleceu tão jovem. Mostra cada túmulo, capela, gavetas… até entrarem em uma catacumba, por uma portinhola.
[SPOILER] Ao mostras as tumbas de sua prima, a grande surpresa: a moça havia falecido há mais de cem anos. Raquel grita e o xinga, pergunta o que ele quer. Ricardo, calado, apenas balança a chave e a descrição de Lygia Fagundes é brilhante: o que ele fará com a moça? A matará? Tranca no cemitério? Ou apenas na catacumba?
Termina com ele indo embora, sozinho, como se nada houvesse acontecido. [FIM DE SPOILER]
Eu fiquei meio que HÃ??
Reli o final do conto várias vezes para compreender e tirar minhas conclusões. E aí que foi o grande barato de todo o conto.
Venha ver o por do sol começa tão fofinho, reencontro de ex-namorados, ela tão diferente ele com pose de arrependido. Será que vão fazer as pazes? Ela vai ceder, mas retorna para o atual namorado, chorando, ainda apaixonada por ele?
Aí no final PAH!! A surpresa….
E fica questionamentos da própria Lygia (fiquei íntima): Por que ele quer vê-la pela última vez? E ela, por que o trata com tanta aspereza?
Eu fiquei com vontade de investigar o caso, entender se ele não tinha aceitado o fim do relacionamento. Ela tinha sido escrota e ele queria se vingar? Ou ele era um escroto mesmo?
Eu voto na escrotice do macho lixo que teve a masculinidade ferida. Esses boys são difíceis de entender.
Depois desse conto só fico com uma questão: nunca marque encontro em cemitério abandonado. Nunca mesmo, eu hein…
Quem curtiu conhecer o conto Venha ver o por do sol?
Beijos no coração!!!!
Michelle
Olá adorei a resenha do conto, sou louca para introduzir o trabalho da autora em minhas leitura, fui procurar o livro, está em uma edição diferente e bem salgadinha rs mais acredito que vale a pena, e sempre que falo da autora as pessoas incentivam começar pelos contos, acredito ser uma boa oportunidade!
Priscila
Nossa, sério q estava salgado? Esse eu peguei numa biblioteca rs