Olá! No vídeo de hoje, vamos aprender as diferenças e os conceitos de: relatório, fichamento e resumo.

Nota: Esse vídeo é um conteúdo voltado para o Ensino Fundamental, temática do 8° ano.

Gravei de forma simples e lúdica, de forma que os estudantes possam compreender melhor cada conceito.

E conversei também sobre a importância de fazer um fichamento e resumo. Além de um modelo fictício de relatório.

modelo de fichamento
Fazendo meu fichamento na faculdade

Alguns conceitos mencionados no vídeo:

RELATÓRIO: É um texto expositivo que tem por objetivo apresentar a investigação de  um fato em estudo, de um acontecimento ou de uma experiência científica. Expõe uma sequência de trabalho e seus resultados. Sua finalidade principal, portanto, é a exposição de saberes, de conhecimentos. Todos os dados observados em um fenômeno, geralmente de natureza científica, devem ser registrados e expostos.

modelo de relatorio para aprendizado
Modelo de relatório

FICHAMENTO: É uma técnica de estudo que permite ao(a) aluno(a) registrar por escrito as principais informações adquiridas por meio do exercício da leitura de um texto. Essas informações são, sobretudo, citações, conceitos e temas que poderão servir como uma posterior fonte bibliográfica para seus trabalhos escolares.

O fichamento serve como material de consulta, sem necessidade de refazer a pesquisa. Sua organização é feita por meio de tópicos.

Vários trabalhos acadêmicos e científicos são feitos com base em pesquisas e para registrar todo o conteúdo pesquisado, fazer comparações e conclusões sem ficar perdido, o estudante pode usar a técnica do fichamento, isso vai garantir que ele ganhe tempo e não se perca no trabalho.

 


RESUMO: É um gênero mais comum na vida escolar. É um texto estruturado em períodos e parágrafos. O resumo tem por objetivo expor um conteúdo de forma abreviada, sintética,destacando-se as informações mais importantes, por exemplo, de um texto, filme, livro, peça teatral, etc.

Assim como o fichamento, o resumo é de grande valia nos estudos e em trabalhos escolares. A diferença é que no resumo o texto é escrito em períodos formando parágrafos.

Enfim, vamos ao vídeo?

Beijos no coração!!









 

 

Facebook Comments Box