Olá! Vamos conhecer hoje o livro Eu me chamo Antônio, de Pedro Gabriel?
Eu me chamo Antônio foi publicado em 2013, pela editora Intrínseca. Nele, o autor Pedro Gabriel brinca com as palavras, com poemas escritos de forma livre. Uma mistura de artes plásticas com literatura.
O personagem Antônio, frequentador de bares assíduo, já vivido, coloca em palavras suas declarações em cada página do livro. Todas as frases contidas são expressões de seus próprios sentimentos sobre a vida, tanto alegres quanto tristes.
Você pode comprar o livro aqui:
O livro ficou uma verdadeira obra de arte!!
Imagina uma pessoa que, em cada rolê, escreve em algum guardanapo de papel, ou na porta do banheiro, o que estava sentindo naquele momento, o que pensou quando viu qualquer coisa. Mas não uma pessoa qualquer, mas um verdadeiro artista. Essa pessoa se chama Antônio. Não apenas com palavras, mas também com desenhos, lettering e etc.
Conheça também: Sou essa – Fernanda Young
E seus escritos vão além de coisas fofinhas. Tem sarcasmos em alguns momentos, humor ácido… mas tudo sem perder a poesia.
Dei risadas, senti emoção e algumas reflexões. Algumas páginas dá vontade de colocar na parede, fazer um quadro, para enfeitar e poder respirar melhor cada vez que vê.
E, para os amantes e curiosos da literatura, como eu, esses poemas do livro “Eu me chamo Antônio”, são formas de poesia concreta, sai da forma já pré estabelecida de fazer poesia, com rimas, sílabas métricas. É colocar a criatividade e imaginação para rolar.
Tenho um post aqui no blog que fala sobre isso e apresento um livro todinho de poemas concretos: Poesia Visual (Sérgio Caparelli).
E, se quiser conhecer melhor sobre esse movimento, só ler essa matéria aqui: Poesia Concreta – Toda Matéria.
Mas, fala pra mim, conhecia o livro “Eu me chamo Antônio”?
Beijos no coração!!