Olá, vamos conhecer um pouquinho da Poesia Visual, de Sérgio Caparelli?

poesia visual sergio caparelli capa
Poesia Visual – Sérgio Caparelli

Poesia Visual é um livro de poesia concreta. Uma poesia mais legal e diferentona que a outra.

Para quem ainda não conhece, poesia concretas são aquelas que fogem do padrão estético antes estabelecidos nos poemas. Podem ser palavras soltas, com alterações de fontes, saindo da métrica e até mesmo formando desenhos.

É toda visual, e, na maioria das vezes, o desenho/a forma, faz parte do contexto, e é importante para a compreensão. Digo na maioria para não dizer todas, afinal pode ser apenas uma brincadeira, nunca se sabe rs.

Para conhecer mais, só clicar nesse site: Toda matéria!!

É super divertido ler poemas concretos, você se diverte lendo, quebra um pouco a cabeça para entender o contexto e às vezes precisa ficar virando o livro ao avesso para conseguir ler.

Lembro que na faculdade, quando estudava poesia concreta, gerou certa treta, afinal, fugia dos padrões tradicionais literários.

 

E isso que é mais incrível nos poemas, é poder brincar com as palavras, explorar o espaço do papel e ir além do literário: expandir para outras artes.

E Sérgio Caparelli é incrível ( não apenas em Poesia Visual, mas como em todas as suas obras), sabe usar as palavras, brincar com as formas e nos encantar com tanta beleza. Não é atoa que ganhou muitos prêmios no Brasil e no mundo.

Saiba mais sobre o autor no Wiki: Sérgio Caparelli – Wikipedia

poesia visual sergio caparelli a primavera endoideceu
Meu poema preferido do livro, desde adolescente

E, como uma boa amante de poesia, não pude deixar de admirar Poesia Visual. Já conhecia alguns poemas desde adolescentes, mas nunca tinha visto o livro, não tinha muita noção de onde era retirados os poemas rs

E tenho posts de poesia aqui no blog, você pode conhecer todos clicando aqui: Categoria: Poesia

Mas e você que está lendo, já tinha escutado falar de poemas concretos? Conhecia o livro Poesia Visual e nosso querido Sérgio Caparelli?

Espero que tenham gostado de conhecer mais um pouquinho de um de nossos poetas e despertar a curiosidade com o tema.

poesia visual sergio caparelli
Poesia Visual – Sérgio Caparelli – Editora Global

Beijo grande no coração!!!

Facebook Comments Box