O que é uma Narrativa de Aventura?
A narrativa de aventura é rica em detalhes e a descrição deve apresentar as características das personagens e dos lugares onde se passa a história. Isso tudo é importante para que a pessoa que ler possa entrar no clima, viajar na história, como a gente bem gosta. Essas narrativas nos tiram o fôlego e, se bem escrita, nos fazem sentir várias emoções ao mesmo tempo, como raiva, adrenalina, alívio e etc.
Lea também: Elementos da narrativa
Muitas narrativas de aventura tem situações imaginárias, misturada com fantasias, como Harry Potter e Percy Jackson. Mas podem ser reais, como A Droga da Obediência.
O tempo é sempre cronológico e em ritmo intenso. Aliás, vale lembrar que muitas aventuras a gente lê em um piscar de olhos de tão acelerada que é, como aconteceu comigo em Robin Hood.
Para isso é importante alguns detalhes:
Enredo: é composto de várias ações das personagens organizadas em situações de perigo, surpreendentes. O protagonista “enfrenta desafios e se envolve em diversas aventuras para escapar do perigo.”( Fonte: site Significados. )Nessas histórias, a aventura está relacionada com o ato de explorar ou descobrir e, novamente se bem escrita, faz a gente querer descobrir junto.
Personagem: O protagonista vivencia muitos conflitos e é valente, tem coragem, inteligência e um herói ou heroína. Além de sempre contar com apoio, ter amizades, que são personagens secundários importantes também. Muitas narrativas de aventura tem mais de um protagonista, como a série os Karas, de Pedro Bandeira. Nessa aventura, elx corre riscos de vida
Leia também: Pântano de Sangue – Pedro Bandeira
Conheça, agora, a estrutura de uma narrativa de aventura, segundo a apostila da Autorregulada do Estado do Rio de Janeiro de 2020:
• Apresentação ou situação inicial: os espaços e as personagens são apresentados em um dado momento da história.
•Complicação ou Conflito: início e descrição dos problemas que as personagens principais serão envolvidas.
• Ações das personagens: são as ações comportamentais das personagens diante dos momentos de conflito e tomadas de decisão. São motivadas pela complicação e pelos objetivos das personagens.
• Desfecho ou resolução: ocorre quando a complicação é solucionada. Neste momento, decide-se qual será a resolução do conflito e como termina a história.
Ao final, por conta de todo esse processo, conflito e enfrentamento de perigos, o protagonista sai transformado, com inúmeros aprendizados e bem mais fortalecido. E a gente, enquanto leitorxs idem. E isso nos faz lembrar da Jornada do Herói.
E, claro, tem vídeo no YouTube falando um pouquinho mais 😉