Olá! A pergunta do dia é essa: como ler nas entrelinhas do texto?

A questão é mais comum que a gente imagina: estamos lendo um texto e daí começa a perceber que tem alguma coisa nele que não está escrito, mas que sabe que tem, que deu a entender. Está omisso em algum canto.

Leia também: Como encontrar o tema do texto?

São conteúdos implícitos no texto, nas entrelinhas, do tipo: “para quem sabe ler, um pingo é letra.” Aquilo não está escrito, mas o autor quis dizer algo a mais com isso.

lendo nas entrelinhas do texto
O que será que está nas entrelinhas desse livro?

Isso é muito usado para a pessoa não se comprometer com o que escreveu, evitar tretas, manipular, ou também porque determinadas pessoas não podem saber daquela informações. Ou às vezes apenas para economizar tempo, dar o recado mais rápido.

Leia também: Como ter inspiração para escrever?

E todo mundo usa das entrelinhas, cada um com seu motivo. Alguns são inclusive maldosos. Sabe aquela coisa: “Eu? Não disse nada disso. Não foi o que eu quis dizer…”.

Lembrando que texto não é apenas livros, ou artigos: encontramos textos nas redes sociais, nos vídeos e até nas conversas do dia a dia.

como ler nas entrelinhas

Um exemplo:

Lurdes é a professora menos chata.

  • O que está implícito nessa frase? Que todos os professores são chatos. A Lurdes também é, mas não tanto.
  • Como eu soube disso? Através da palavra MENOS.

Importante destacar também que, em leituras de charges, quadrinhos e até mesmo os tão amados memes, o conteúdo implícito está nas imagens. Veja o exemplo abaixo:

ler nas entrelinhas
O que está implícito nesse meme?

Aprender a ler nas entrelinhas é essencial para compreender notícias, não boiar na leitura, não cair em informações falsas e acreditar em tudo o que dizem.

Quando a gente começa a compreender os textos, começa também a ler o mundo, a questionar mais, tomar mais cuidado com o que dizem.

 


Saiba também: Como escrever um livro?

Consegui ler nas entrelinhas exige treino, muita leitura e releitura, observação e até mesmo pesquisa. Às vezes, para entender um texto é necessário saber o que está acontecendo no mundo. Isso é muito usado em charges e até mesmo em tirinhas.

Aliás, as tirinhas do Armandinho são um grande exemplo disso. Na página do Instagram dele muita gente não entende, então perguntam e todo mundo se ajuda.

Então, amores, leiam, pesquisem, perguntem, conversem, fiquem atentos.

E, para ajudar mais um pouquinho, gravei um vídeo o YouTube com mais detalhes e exercícios.

 

Beijos no coração!!









 

Facebook Comments Box