Olá!Vamos conhecer hoje o livro Joãozinho e o pé de livros, de Adeilson Salles?

joaozinho e o pe de livros

“Joãozinho e o pé de livros é um livro infantil, que conta a história de um menino que detestava ler (embora nunca tivesse lido um livro rs) e que ganha no seu aniversário apenas livros.

Com muita raiva, ele enterra todos os seus livros-presentes no quintal e acorda com uma uma baita de uma surpresa: um pé de livros.”

Saiba mais aqui: Livros Adeilson Salles

contação de historias
Como os fantoches prendem a atenção das crianças

Contei essa história para crianças de 05 a 08 anos, numa sessão coletiva de incentivo à leitura. Elas amaram, riram bastante e interiorizaram a mensagem. Utilizei fantoches, mas acabei precisando adaptar pois só tinha fantoche de menina no dia. Ainda bem que não alterou em nada, e depois expliquei a eles.

Conheça outra sessão que já fiz aqui: A menina, o cofrinho e a vovó (Cora Coralina)

 

É sim uma releitura do clássico João e o Pé de Feijão, então vocês já devem imaginar o que acontece depois, mas não contarei detalhes e nem como acaba.

Só sei que teve criança que entrou na magia da história e ficou preocupada. Imagino que repensou o ato de ler (e vocês só entenderão o motivo se lerem o livro).

Conheça também: A menina que odiava livros – Manjusha Pawagi

contação de história com fantoches
Eu faço caras e bocas nas contações

Joãozinho e o Pé de Livros é mais uma história que nos mostra que as pessoas dizem não gostar de ler porque de fato nunca pegaram um livro. Depois que se aventuram, se encantam pela leitura.

A história também é importante, não apenas para as crianças, mas para os adultos também, pensarem em como fica uma pessoa que não lê.



Contei essa história para dois grupos (manhã e tarde) e, ao final de ambos, as crianças se expressaram por meio de um desenho livre o que mais amaram da história. Foi mágico ver que eles realmente prestaram a atenção e entenderam alguns detalhes.

Veja a atividade que fiz para os maiores aqui: Jogo: qual é o livro?

Foi um dia maravilhoso e importante. O incentivo à leitura precisa acontecer desde sempre, desde a barriga. Reconhecer os benefícios da leitura vai além do tipo “gosto é gosto”, do que é divertido.

contando adeilson salles
Príncipe (princesa) Leionada, personagem do livro

Conheça os benefícios da leitura aqui: Guia do estudante

E, como eu sempre falo em minhas sessões: tem livro para todo mundo, só basta saber procurar. E ainda bem que existe a internet para isso.

Mas e vocês, curiosos com o que acontece em Joãozinho e o Pé de Livros?

Vamos espalhar novidades literárias por aí…

Beijos no coração!!






Facebook Comments Box