Olá! Vamos passear hoje na Bauernfest, a Festa do Colono Alemão em Petrópolis, no RJ?

bauernfest 169
Bauernfest 219

A Bauernfest acontece todo ano na cidade de Petrópolis como homenagem aos imigrantes alemães, no mês de Junho. Conta com uma programação típica alemã: danças folclóricas, ornamentação, comidas e bebidas típicas.

Conheça a cidade aqui: Petrópolis

Fui pela primeira vez esse ano, de excursão bate-volta. Cheguei quase 11 horas da manhã e a Bauernfest já estava sendo montada. Dei de cara com muitas barraquinhas fofas, imitando as casas da Alemanha.

Eram barracas de artesanato (tanto com motivo alemão, quanto variados) e comidas, doces e salgadas. Além dos barris de chopp.

Tudo ao redor do Palácio de Cristal da cidade, todo decorado e seu jardim recheado também de barracas, palco para apresentações e cantinhos para fotos.

bauernfest 102
Melhor pão de alho da vida

Aproveitamos bem o restinho da manhã e início da tarde por lá, quando sentamos para pedir uns petiscos. Comi um pão de alho divino (estou até hoje pensando nele), espetinho de linguiça e refrigerante (não gosto de cerveja, mas mamãe tomou um chopp escuro e amou). Tudo ao som de música tradicional alemã.

Conheça também: Holambra, expo-flora 2018

Demos mais uma volta na Bauernfest e depois resolvemos passear na cidade, estava com saudades daquelas ruas e pontos turísticos históricos que tanto amo.

Primeiro, fomos à Catedral de Pedra, São Pedro de Alcântara. Não sou católica, mas gosto de sentir a energia que ela trás.

Depois seguimos a caminhada pelas ruas, com as pracinhas e pontes decoradas estilo Bauernfest e demos de cara com outra praça (que fiquei sem saber o nome), com mais um pedacinho da festa. Mais barraquinhas, palco e ornamentações. Super animada também, ainda que menor.

bauernfest 173
Universidade e o relógio das flores

Atravessamos a rua e demos de cara com o trechinho onde ficam mais pontos turísticos importantíssimos: Museu de Cera, Museu de Porcelana, Universidade Católica com o relógio das flores, loja de chocolates Kats e, claro, a fofa Casa de Santos Dummont.

Não entrei dessa vez, mas, como tenho fotos de quando fui, farei esse mês posts em homenagem. Super recomendo cada um deles.

Seguimos a caminhada, demos de cara com a praça da Prefeitura com mais um pedaço da Bauernfest, com muito rock tocando, lotadaça de gente, que não deu para entrar direito.

Conheça também: Museu das Minas e do Metal (Belo Horizonte)

E, claro, isso em frente ao Museu Imperial, a antiga casa de D. Pedro. Entramos para caminhas no humilde jardim, tiramamos fotos e matei as saudades de fora, a fila era grande e não quis entrar novamente, pois ainda queria voltar para a festa.

 

E, sim, voltamos para festa, já estava com fome e queria petiscar mais. Só que ela estava cheia demaaais da conta. Já estavam rolando as danças típicas, mas consegui assistir de longe. E foram lindas. Passeamos mais, curtimos um pouquinhos, visitei um espaço de artesanato (comprei uma pulseirinha).

bauernfest 169
Cantinho para a foto

 

 

 

Como não havia onde sentar, preferimos sair do espaço da Bauernfest e comer do lado de fora. Mamãe comprou uma cerveja artesanal para meu avô (cervejeiro) e fomos para uma lanchonete.

Conheça também: Passeio de Maria Fumaça -Serra Gaúcha

Tudo muito gostoso e divertido, saí de lá com gostinho de quero mais, certa de que irei voltar ano que vem!

E, ah, não posso esquecer de falar, antes que me perguntem: passei pela Rua Teresa, aquela rua de lojas lindas de Petrópolis, onde já fui fazer muitas compras, que às vezes aparece em um looks do dia aqui. Não quis me perder nela, mas comprei três peças lindas na Luz e Sombra, depois saí correndo.

Tem vídeo de compras no IGTV, curtam lá.

Enfim, esse foi meu dia animadíssimo na Bauernfest em Petrópolis. Quem curtiu passear comigo? Claro que teve vídeo no canal!!

Beijo grande no coração!!

 

 

 

 

Facebook Comments Box