Olá! A pergunta que não quer se calar: como superar o bloqueio criativo?
Bem, vamos conversar sobre?
Nesses três anos de escritora eu precisei lidar demais da conta com o bloqueio criativo. E isso antes mesmo de publicar o primeiro (conto que levei 5 anos).
Eu trabalhava o dia inteiro, depois deixei minha hora extra para dedicar mais à escrita. Mas voltei para a faculdade, era tudo muita loucura. Fiquei estressada, tive problemas emocionais e muitos etcs.
Conheça minha história: Três anos de escritora
Mas, paralelo a isso, aprendi que é mais que natural, haverá momentos em que a gente não conseguirá escrever, e está tudo bem.
Até porque não somos máquinas, sim seres humanos, uma hora a gente cansa, e o bloqueio criativo é só uma forma da cabeça dizer que precisa descansar.
Leia esse post também: Como me inspiro?
Depois de receber essa pergunta de uma amiga também escritora, a Livia Brazil, voltei a refletir essa questão, resolvi separar algumas diquinhas sobre como superar o bloqueio criativo e compartilhar com vocês:
- Tenha horários. Tipo quando a gente sai para trabalhar 7h da manhã e termina às 17h, por exemplo. Passar um pouquinho faz parte, mas não pode ser mais que isso, nem virar hábito;
- Descanse, divirta-se. Seu corpo e mente precisam descansar;
- Não force a barra. Se o bloqueio criativo chegar, pare de escrever e RELAXA;
- Nas hora em que ele surge, procure ler um livro, vá estudar sobre escrita. Alguns escritores consagrados faziam e fazem isso. Ajuda a abrir a mente;
- Vá dar uma volta, ver gente, conversar. Ficar fechadx em casa é péssimo para a criatividade;
- Aliás, escolha locais diferentes para trabalhar;
- E lembre-se: você é um ser humano. Viva!
Essa vibe de workholic está acabando com toda uma geração. Ver a luz do dia, ver gente é importante demais. Até porque, é na relação nossa com o mundo que as ideias surgem.
Mas e você, também já sofreu com o bloqueio criativo? Alguma outra dica para superar?
Beijos no coração!!
Como escrever um livro? | Carioca do Interior
[…] Leia também: Como superar o bloqueio criativo […]