Olá! Vamos de resenha do livro A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões?

Bem, esse livro é uma releitura da famosa história A Pequena Sereia, que todxs conhecemos muito bem e, particularmente eu, amo de paixão.

Resenha A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões
E essa capa, essa edição, tem explicação?

O livro é da Dark Love, um selo da editora Dark Side. Pode encontrá-lo no site, aqui: A Pequena Sereia e o reino das ilusões.

Só essa sereia não chama Ariel e, sim Muireann (ou Gaia, como sua falecida mãe queria que chamasse). O livro tem o formato semelhante ao filme da Disney, pois começa em sua apresentação. E, com a chegada dos 15 anos, como tradição do Reino do Mar, a princesa tinha autorização para chegar a superfície.

No livro, ela ainda tem sua avó, que é uma fofa. Seu pai é um rei um tanto quanto arrogante e ela está prometida para um tritão, como uma estratégia de seu pai.

Sinopse A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões
A sinopse, que já entrega alguma tensão na história.

Tentarei não dar spoilers com as diferenças entre o clássico da Disney e o Reino das Ilusões. Porque a melhor parte é a surpresa, sério.

Mas Muireann também se apaixona por um humano e ganha pernas em troca de sua voz para a Bruxa do Mar. Mas, antes disso, tem todo um processo de fuga, um acontecimento que mexeu comigo, mas é spoiler rs.

Leia outro livro interessante também: Um milhão de finais felizes – Vitor Martins

Em terra, ela encontra com Oliver, um jovem rico que mora com sua mãe. A ideia, bem parecida com o filme, é que a Pequena Sereia conquiste o coração dele, para permanecer humana para sempre. Mesmo que sem a voz.

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões
Autora: Louise O’Neil

Ela tenta de tudo, mas, cada vez mais, se torna difícil ganhar o rapaz. Ao longo da história vários acontecimentos a fazem questionar sua escolha, verdades sobre a família de Oliver aparecem, ela questiona a sua família, muitas reviravoltas e, ao final, uma descoberta. E uma lição quase que tapa na cara do mundo.

Outra boa sugestão de leitura é essa aqui: Uma história de Verão – Pam Gonçalves

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões é sim uma história feminista. Como se usasse toda a metáfora da mulher que tem que ser quietinha para conquistar o boy. O rei, absurdamente machista, que criou as filhas para satisfazer seu status. Uma família marcada por mentiras e propaganda de margarina.

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões
Início do livro

Os questionamento de Muireann são semelhantes aos nossos, mulheres, que, desde pequenininhas, fomos tolhidas de nossos desejos, orientadas a não ser expor a sermos meigas e delicadas. Verdadeiras princesinhas.

E, sim, vivemos em um reino de ilusões. Ainda bem que, atualmente, somo orientadas, cada vez mais, a sermos nós mesmas. Achei o livro necessário.

Você já leu?

Comenta aqui sobre ele.

Beijos no coração!!

Facebook Comments Box