Como inferir informações implícitas no texto?

A gente vem conversando aqui sobre informações implícitas e hoje vamos conhecer mais um pouquinho sobre como inferir essas informações. Se está precisando entender melhor para estudar, fica até o final que eu vou te ajudar. Vamos lá?

Leia também: O que são informações implícitas no texto?




como inferir informações implícitas no texto?

O que é inferir?

Inferir as informações implícitas no texto significa “buscar informações que vão além do que está explícito, reconhecer o que está implícito no texto e deduzir o que significa”. Fonte: Portal MEC

Ou seja, você vai ler o texto, entender que tem uma informação implícita ali e conseguir entender o que o texto quis dizer.

 

Parece fácil? Ou difícil?

Bem, de fato não é a coisa mais fácil do mundo não. Inferir as informações implícitas no texto exige treino, habilidade, por isso que a gente aprende desde cedo. Aliás, conta pra mim aqui nos comentários que série vc está pra gente se conhecer melhor.

Como inferir então?

Inicialmente, numa prova, você vai saber que tem uma informação implícita ali para inferir. Você precisa ler o texto todo e entender o contexto: ele fala sobre o que? Quais os sentimentos ali mencionados? A partir disso, conseguimos ter uma noção do texto e a capacidade de interpretar e assim inferir o sentido e as informações.

Um bom exemplo são as tirinhas da Turma da Mônica?

A gente consegue inferir porque sabemos o suficiente sobre os personagens da turminha, que eles brigam o tempo todo, Cascão não toma banho, Magali é gulosa, etc. Ou seja: conhecemos o contexto da história. E porque também vivenciamos isso.

No vídeo no canal, analisamos uma tirinha com uma informação implícita.

Vale lembrar que muitas piadas só tem graça porque está implícita ali, por isso que às vezes não entendemos e boiamos na maionese.

Vou contar uma piada para vocês.

como inferir informações implícitas no texto
Piadas sempre vem com informação implícitas. Para entender a graça, a gente precisa inferir.

Panela e pinico são parecidos, então a pessoa pode usar o mesmo objeto para cozinhar e fazer suas necessidades.

Fonte da piada: Site Maiores e Melhores

Então amores, conseguiram entender? Teoricamente não é difícil, mas exige treino e muita leitura. Passeia no canal pra conhecer mais vídeos.

Pra entender melhor, tem vídeo no canal 😉









Facebook Comments Box