Fato ou opinião?
Saiu recentemente na Folha uma reportagem muito preocupante: que parte dos jovens não conseguem distinguir fato de opinião. Por mais sério que seja, está tudo bem, porque a gente pode aprender.
Quando disse que está tudo bem não foi porque não tem problema não saber, mas porque ninguém precisa se alarmar, essa habilidade precisa ser construída com os anos.
Para entender melhor, a gente precisa entender a diferença entre fato e opinião:
- Fato – Algo que a gente pode provar, é verdadeiro.
- Opinião – É individual, o que cada um pensa sobre alguém ou alguma coisa.
Fácil de entender? Talvez. O grande nó da questão é quando aparece em um texto, ou até mesmo na mesma oração, essas duas informações juntas.
Leia também: Como inferir informações implícitas no texto? e Como localizar informações explícitas no texto?
Em muitos textos, a gente vai ler e compreender logo de cara. Alguns, inclusive, a gente lê coisas do tipo: “na minha opinião”, “acho/acredito que”, “talvez/provavelmente”… Mas nem sempre poderemos confiar nisso.
Muitas das vezes, está escrito tudo em um texto só e é normal a gente se confundir. Por isso é importante ler todo o texto, separar as ideias e se perguntar se isso pode ser provado ou não.
Saiba também: O que é uma reportagem?
E, com relação a isso, não se preocupe, faremos exercícios aqui para ajudar. Gravei esse vídeo com algumas frases e umas diquinhas bem interessantes para você conseguir diferenciar fato de opinião.
Clica aqui para assistir:
Conseguiu acertar? Caso contrário, não se preocupe, aprender a diferenciar fato de opinião é treino também.
Beijos
Bruna Both
Que máximo, Pri! Post muito necessário!!
Eu tenho muita dificuldade de escrever textos quando não posso colocar uma opinião pessoal, fico em dúvida das palavras certas… esse tua publicação já deu uma bela de uma esclarecida!
Abraçosss
Priscila Gonçalves
Oi amiga, fico feliz com seu comentário. E vc até me deu uma ideia para um outro vídeo/post rs. Mas é isso, não escrever “eu acho”, mas sempre embasar de argumentos, referências… não tem jeito, a gente precisa ter conhecimento de causa.
Beijos grande, gata
Bruna Both
Vou adorar ler, Pri!! Beijão