ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS

Se você precisa escrever um texto com o objetivo de convencer alguém, passar alguma informação, então esse post é para você. Vou te apresentar algumas estratégias argumentativas para deixar seu texto bem mais rico.

Isso é interessante saber não apenas para quem quer escrever, mas também para a gente que lê. Vivemos em uma era de muita informação, então às vezes é difícil filtrar tudo o que lê. E o conhecimento dessas estratégias dão maior credibilidade ao texto, além de nos dar a liberdade de pesquisar depois se ficar na dúvida.

Quais são as estratégias argumentativas
Quais são as estratégias argumentativas?

Então, vamos conhecer as estratégias argumentativas?

Dados estatísticos

Quando você escreve e coloca lá no texto um dado REAL, depois de uma boa pesquisa, os números dão um sentido de algo concreto. É importante também colocar as fontes, para quem quiser procurar depois.

Por exemplo: 20% da população gosta de vermelho. 80% dos alunos da escola não gostam da água do bebedouro.

Olha como esse número nos dá uma ideia legal: 20% é bem pouco, então não usarei vermelho, porque quase ninguém gosta. 80% é muito, então é hora de arrumar o trocar o bebedouro.




 

Comparação

Se você quer argumentar sobre algo, quer convencer o leitor que aquele objeto é bom ou ruim, comparar com um outro é uma estratégia muito boa. Claro que a comparação tem que ser real, não inventada e com coisas que todo mundo conheça. Para que as pessoas consigam visualizar todos os detalhes. Seja para convencer ou ajudar a escolher uma compra, por exemplo.

Ex. O carro x é muito bom, é mais barato que o Y e tem um motor tão bom quanto o outro. A cidade Z é estilo a Y, cheia de pontos turísticos e ainda tem mais restaurantes legais. O batom TAL tem maior durabilidade que AQUELE, além de ser mais bonito e mais barato.

Exemplificação

O nome da estratégia já diz tudo, né. É escrever as ideias e citar exemplos REAIS, com fontes e de acesso para as pessoas poderem pensar, ter a certeza da realidade> Se ela for perguntar pra alguém se aquilo aconteceu mesmo, ela tem como ter certeza, ou até mesmo lembrar, conhecer sobre o exemplo.

Ex.:  Pessoas com deficiência podem levar uma vida normal, como o caso da Fulana, autista, que se formou e trabalha em uma empresa. Em sua entrevista para o JORNAL, ela contou que …)




 

Causa e consequência

Você pode argumentar sobre o benefício ou malefício de alguma coisa mostrando as consequências desse ato. Para a estratégia ficar ainda melhor, é interessante usar também a exemplificação, ou seja, contar sobre a consequência utilizando exemplos reais. Aliás, mostrar as consequências com outras estratégias dá maior riqueza ao texto.

Ex.:  Cirurgias estéticas sem necessidade podem gerar danos graves, até mesmo a morte. Como o caso da FULANA que teve complicações após uma cirurgia. Ou até mesmo: Dietas sem acompanhamento podem gerar problemas de saúde. Pesquisas na Universidade TAL apontam que 70% dos jovens que fazem dieta por conta própria adquirem doenças como BLABLABLA.

Então…

Eu particularmente amo essas estratégias para tudo. E vale lembrar que existem outras também. O legal é usá-las ao longo do texto, misturadas, de forma que ele fique interessante, bem escrito e não palavras jogadas no papel. Se você precisa saber mais sobre o assunto, fica aqui comigo no canal para mais conteúdos sobre produção de texto e afins. Ainda vou mostrar na prática como construir uma boa argumentação com essas estratégias.

E assistam ao vídeo:

Beijos








Facebook Comments Box