Rimas de um poema?

Bem, no último post (  O que é um poema? ) conversamos sobre poema e entendemos que uma de suas partes é a rima. Então vamos conversar sobre o que é uma?

É bem conhecido o termo rimas, afinal desde cedo aprendemos na escola e até fazemos algumas brincadeiras em sala para trabalhar os fonemas. As rimas são as palavras que terminam com o mesmo som, com palavras iguais.

Por exemplo:

rimas poema
As rimas desse poema são determinadas com o som “or”.

Em um poema, as rimas dão um ritmo divertido e musicado. Inclusive, nas próprias músicas vemos rimas ao longo das canções. O mais comum é vermos essas palavras no final de cada verso, mas acontece, em muitos casos, de ela vir no meio, como no seguinte caso:

rimas no meio
Exemplo retirado do site Toda Matéria.

As rimas de um poema podem ser feitas de várias maneiras ao longo de uma estrofe: alternadas, intercaladas, emparelhadas e misturadas.

Gravei um vídeo para o meu canal mostrando cada um delas. Ele segue no final desse post.

 




E vale lembrar que, em alguns poemas, as rimas não seguem essas regras e, em muitos, são inexistentes. Isso acontece porque quem escreve tem a liberdade de brincar com as palavras, ou até mesmo por não encontrar um sentido para a estrofe, o que acaba preferindo deixar sem rimar.

Ou lembrete importante, como acabei de falar, é que o poema precisa ter sentido. Não rola colocar uma palavra qualquer para rimar e deixar a poesia estranha. A gente vê muito isso em músicas, mas algumas palavras são colocadas com o propósito de brincar mesmo.

E no site Toda Matéria tem um post bem legal explicando mais sobre as rimas e a forma como é feita em vários casos.

E, agora, fiquem com o vídeo para conhecer mais e melhor.









Facebook Comments Box