Muitos anos atrás eu e uma amiga discutíamos a respeito dos direitos doa animais. Entrávamos na internet e ficávamos procurando notícias e artigos a respeito do assunto. Lembro direitinho de nós duas, a noite, aqui em casa sentadas conversando sobre empresas que testam em animais. Li vários artigos na época sobre como os testes são feitos, vi fotografias chocantes e fiquei bem amargurada. Bem, na ocasião não era tão simples encontrar coisas na internet, pode até parecer estranho dizer isso, mas foi bem antes do boom de smartphones e estávamos ainda no início do Orkut (ui, que velha!). Só sei que chocadas fomos mudando de interesses, e os nomes das empresas ficamos meio que sem saber.
Uns anos atrás comecei a trabalhar e junto com o emprego chegou meu interesse em cosméticos e maquiagens. Se antes um batonzinho e lápis de olho era muito, o ritual de beleza foi ficando cada vez mais exigente. Essa mesma amiga começou a vender Natura e lembro perfeitamente da nossa bobiça por descobrirmos que era uma marca ecologicamente correta.
Bem recentemente, em meio as minhas pesquisas sobre marcas, comecei a ler artigos em blogs de moda com o selo Cruelty Free. Minha memória fez uma viagem louca e voltei nas minhas pesquisas mil anos atrás. Comecei a ler mais a respeito dos testes, dos absurdos (gente, pingam xampu nos olhinhos dos coelhinhos) e fiquei em estado de choque maior. E seguidamente, uma lista quase infinita de empresas que testam/não testam em animais.
Ueba!! Super feliz, fui anotando e me sentindo péssima por ter aqui em casa vários desses produtos. Mas muito contente por muitas marcas que gosto bastante não realizam esses testes horrendos. Sei que há uma diferença significante entre testar e ser cruelty free. Muitas (como a própria Natura) não testam mas compram matérias primas já testadas. Tudo exige muito mais estudo e pesquisa.
Enfim, muita felicidade em ver vários produtos nacionais na lista, deu um orgulhinho em saber que nosso país tem coisas boas 🙂 e muitas marcas baratas estavam na lista. Para ser bem honesta, os produtos mais caros/rycos/phynos estavam na lista de testados em animais.
Hoje, como escritora/blogueira/pedagoga/cidadã/cristã/militante-pelos-direitos-do-animais, bato aqui o martelo: só usarei produtos não testados! Ainda tenho maquiagens, hidratantes e etcs testados aqui em casa. Vou esperar acabar (ou não, talvez desapegue) e comprar novos, livres de crueldade animais. Se for pra fazer publi um dia só cruelty free. Algumas coisas sei que vão ser difíceis de trocar, mas com força/foco/fé chego lá. Estou pensando até em mostrar meus produtos livres nos meus vídeos e compartilhar com vocês.
Antes que me perguntem duas coisas vou responder:
1 – Mas os testados não são melhores e mais confiáveis? Nananinanão!! Hoje temos avanços suficientes na medicina e indústria farmacêutica que permitem testar produtos de outras maneiras (século XXI né minha gente!) eu mesma uso e adoro. Não tenho alergia e fico tchutchuca com eles.E fora que será que precisamos mesmo daquele batom ryco/phyno porque alguém falou que ele é o melhor, ou eu posso usar o mais barato amorzinho que é tão bom quanto? Coisas a se pensar.
2 – Você não vai falar como são feitos os testes, mostrar imagens nem falar mais nada sobre esse assunto? Não porque primeiramente não sei falar de coisas tristes. Vou deixar o link onde li e é bem esclarecedor. Segundamente porque meu rascunho estava ficando idêntico ao artigo que li no CACHEIA! e fora que ia ficar um testão e ninguém ia ler :s
Terminando, a parte mais esperada: a lista das marcas no site da PEA – Projeto Esperança Animal. E pra saciar a curiosidade quero saber de vocês quais as marcas listadas que vocês conhecem e usam e digam se não são boas 🙂
Artigo do CACHEIA!: http://cacheia.com/2015/02/precisamos-falar-sobre-direitos-animais-o-que-sao-produtos-cruelty-free/
Vamos repensar, os animais agradecem!!! Aguardem mais posts sobre o tema!!
Beijos fofos em nomes dos nossos amigos
onlysecretdreams
Aaah Pri, acho horrível isso que eles fazem com os animaizinhos :/ pra que, não é mesmo? Eu fico com muita raiva ao me deparar que muitas marcas fazem esse tipo de crueldade, e fico muito feliz em saber que tem mais pessoas assim, e mais ainda em saber que você não usa nada testado, saiba que está só fazendo o bem hehe.
Um beijão linda!
Priscila Gonçalves
Também fico bem feliz em saber que vc tb decidiu não usar mais, é muita crueldade desnecessária :/
Beijinhos amore, vamos espalhar a ideia?
Fernanda Boa Nova
Ótima pesquisa e reflexão. É nosso dever como cidadãos de saber da onde vem os produtos que usamos! Tendo conhecimento podemos fazer melhores escolhas pra nossa saúde e do bem estar e da vida dos animais que amamos. Aqui em casa procuro comprar só os que não testam também, apesar de as vezes ser difícil…Foi legal lembrar das nossas conversas sobre o assunto! Beijão!
Priscila Gonçalves
Bem legal mesmo. Concordo que as vezes seja difícil certos produtos, mas hoje vejo uma facilidade bem maior pra encontrar marcas do que 10 anos atrás! Beijo grande
Lucyla
Concordo com vc. E gente, que legal, a Boticário está na lista 🙂 🙂 🙂
A Avon testa? Não brinca :(:(
Beijos
Priscila Gonçalves
Pois é, a Avon não está na lista, tenho algumas coisas aqui da marca. Sim, Boticário, tem sido minha preferida nos últimos tempos ^^
No site da PEA tem tb a lista dos que testam
Sandra Regina Mayworm
Até então não havia pensado nisso, mas é o que eu vou fazer exatamente agora; conhecer a lista dos que fazem teste em animais e, se houver alguma marca que eu use, vou pensar seriamente em descartar e substituir por marcas que não maltratem os animais…
Amei o post!
Bjs.
Priscila Gonçalves
Poxa, que legal. É assim mesmo, a gente vai substituindo os produtos e descobrindo marcas novas que não maltratam os animais. Como disse algumas coisas vão ser mais difíceis que as outras (absorvente por exemplo) mas não impossíveis. Vamos trocando informações, vai ser super legal saber o que já conseguiu trocar.
Beijos
fabi machado
Oi flor acho super legal essa ideia,também sou super contra essas marcas que testam produtos em animais,mas só resta a nos mudarmos esse mundo, que para eles isso é normal,infelizmente nós blogueiras temos que testar de tudo,eu estou entrando nesse mundo agora,mas pensei e estou pensando em só testar produtos de beleza que não são testados em animais,estou amadurecendo a ideia ainda.O que você acha?Daria certo?
hoje em dia represento uma marca do grupo O Boticário que não testa produtos em animais,eles fazem os testes em um tipo de pele sintética,criada em laboratório.Aguardo sua resposta,bjus sucesso.
Priscila Gonçalves
Acho que nós temos sim o direito de negar parcerias com empresas que realizam testes, eu por exemplo estou começando a falar desses assuntos agora e decidi não fazer publi de nenhuma marcar que testa em animais, é uma questão de consciência. Adoro a Boticário e queria representar os produtos e fiquei bem feliz com seu comentário em como são os testes deles, olha que legal. Acho interessante que a gente divulgue isso, mostre pro mundo como é possível, e o grupo tem 3 marcas maravilhosas, todo mundo conhece. Acho que é um diferencial no meio blogueiro e estamos fazendo o bem de certa forma.. Beijinhos
bruna ruiz
Adorei o post..!
Priscila Gonçalves
Obrigada
Meus produtos Cruelty Free (vídeo)
[…] Lista da PEA: http://www.pea.org.br/crueldade/teste… Minha história com o Cruelty Free: https://cariocadointerior.wordpress.c… Artigo do Blog CACHEIA!: http://cacheia.com/2015/02/precisamos… Artigo do blog da Fabi […]