Olá! O ovo e a galinha foi o conto dez Clarice Lispector escolhido para o mês de Agosto.
Caramba, que conto louco!
Não sei nem descrever, fazer um resuminho rs bem Achei bem confuso, difícil de entender. Confesso que, pela primeira vez nesse projeto, resolvi ler uma análise antes de fazer a minha (não gosto para não influenciar). E, ainda assim, fiquei confusa rs
A análise foi encontrada aqui: Literatura UOL
O ovo e a galinha me fez pensar em como nós seres humanos somos vistos pela sociedade. Há quem diga que na verdade a Clarice comparava apenas com a mulher, e acho que faz todo o sentido.
Quem vê um ovo, vê apenas a casca, escolhe pela casca, pela cor e não vê nada além disso, não pensa em o quê e como está por dentro. Bem, apenas quando estamos com fome e queremos comer o ovo.
Alguma semelhança com os seres humanos, mais precisamente, as mulheres?
Enxergamos o outro como uma casca, raramente paramos para pensar o que ele pensa, sente, ama. Julgamos pelas aparências não temos o hábito de compreender o interior do outro. Bem, mas quando há algum interesse…
É um conto para reler milhões de vezes e, cada vez mais, tirar algum proveito. O próprio artigo do site Literatura UOL lembrou que O ovo e a galinha é um conto meditação. E sim, meditar, como diria uma palestrante que já ouvi, não é ficar apenas fazendo mantras e ficando quietinhas, mas parar para analisar as coisas, o dia a dia.
Parar para observar um ovo é uma forma de meditação. Olha quanta coisa tiramos com ele?
Não apenas para pensar no outro, no papel da mulher na sociedade, mas na gente mesmo, no cotidiano. Quanta coisa boa não há em nós mesmos? Mas ficamos presos numa casca, com medo de quebrar para descobrir o que tem dentro de nós?
É interessante, no final, quando o narrador percebe que não é mais o mesmo depois de observar o ovo. Sim, não somos mais os mesmos após observar a fundo qualquer coisa, nos tornamos diferentes, mais reflexivos.
Enfim, um conto filosófico, profundo, reflexivo.
Sei que minha análise foi superficial. Quero reler o conto com calma e estudar mais sobre ele.
Alguém já tinha lido O ovo e a galinha? Vamos trocar análises, é bem complexo e interessante.
Encontrei o conto aqui: O ovo e a galinha
Thaís
Oi! Nunca li nada da Clarisse. Apesar de ver várias frases dela por aí, nunca me interessei.. Mas parece ser bem interessante da forma que descreveu. Quem sabe não seja minha primeira leitura?
Priscila
Ué, quem sabe, né? rs Mas sugiro um conto mais simples, como Felicidade Clandestina, por exemplo.
Bjs flooor
Klissia Mafra
Como a Thaís eu também não li nada da Clarisse, mas já ouvi bastante, inclusive já usei frases aleatórias.
Interessante.
Priscila
Pois é, a Clarice é do tipo que a gente conhece mesmo sem nunca ter pegado nada pra ler. E,sinceramente, tenho certeza que lá leu algum conto dela na época de colégio, mas não lembra que era dela.
Bjs floooor
luizavieira92
Oi, Pri!
Eu não conhecia o conto, mas depois dessa análise interessante vou dar uma conferida…
Beijos
Balaio de Babados
Concorra ao livro Depois do Fim autografado
Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante
Priscila
Confere sim 😉 opa! Vou dar uma olhada no blog
Bjs