OlÁ! Vamos conhecer hoje o Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte?

Museu das Minas e do Metal

O Museu das Minas e do Metal, fica situado na Praça da Liberdade, na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Saiba como chegar aqui: Mapa

Já visitei duas vezes, em Janeiro e em Julho, desse mesmo ano, 2018. Lembro que, primeiro o último andar estava em manutenção., por isso fiz questão de retornar para conhecer o que faltava.

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal abriga importante acervo sobre mineração e metalurgia, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas, foi construído com o esmero de quem lapida uma pedra e a transforma em algo precioso, tendo sido concebido para destacar a marcante relação da história e das expressões culturais do Estado de Minas Gerais com a riqueza de suas minas e recursos naturais.

Fonte: MM Gerdau (site oficial do Museu)

 

Eu sempre gostei de contar para as pessoas assim: um Museu cheio de pedras preciosas!!

Porque, sim, ao longo do passeio no Museu das Minas e do Metal, a gente se depara com as pedras mais lindas como: Ametista, Quartzo, Ágata, etc. A cada passo me surpreendia com uma delas, fiquei emocionada com tanta beleza.

Conheça também: Memorial Minas Gerais Vale – Belo Horizonte

E, para cada uma, há a informação sobre elas: onde são encontradas, sua formação e alguma curiosidade. É uma incrível aula de ciências, super divertida e emocionante.

Museu das Minas e do Metal
Parte (beeeeem pequena) do acervo. Não vou mostrar tudo né?

Além da exposição das pedras ( e metais, como ouro, prata, etc.), há uma sala exclusiva com vídeos, outra com uma maquete digital explicando o processo de extração do outro, atividades de interação, uma tabela periódica interativa e, o mais fantástico: um scanner que mapeia seu corpo, com a quantidade de cada minério que você tem. Achei o maior barato, fiz e mostrei pra minha nutricionista.

Museu das Minas e do Metal (3)
Selênio baixíssimo aqui. Cálcio no limite (seria muito leite, bezerrinha?)

Dentro do Museu das Minas e do Metal há atividades para as crianças como caça ao tesouro e bandinha rítmica. Todas elas se divertiam demais e ficavam encantadas em descobrir o riquíssimo acervo.

E a hora mais bola, que eu deixei escapar uma lágrima das duas vezes que fui: um meteorito. Sim, e você ainda pode tocar e sentir sua energia. É mágico pensar de onde ele veio e como nosso universo é enorme.

Museu das Minas e do Metal (4)
De onde será que veio?

Foram momentos de muita gratidão.

E o Museu das Minas e do Metal também possui lojinha (não comprei nada, mas posso afirmar que as coisas eram lindas) e um café. Tomei um capuccino e comi um bolo de pão de queijo com direito a geleia de amora (hmmm) e depois não resisti, comprei um bolo de cenoura que a calda de chocolate jogavam por cima, quentinha, na hora.

Museu das Minas e do Metal
A geleia é servida nesse recipiente fofo, as outras duas eram das minhas primas que estavam comigo, não lembro o sabor

Leia também: Vlog – Inhotim – 1° dia Vlog Inhotim – 2° dia

É um lugar para conhecer com calma, aproveitar, ler as informações e sair de lá se sentindo parte desse mundo tão incrível.

Alguém aqui já foi no Museu das Minas e do Metal? Vamos divulgar e preservar nosso acervo, nossa história e cultura.

Beijos no coração!!







 

 

Facebook Comments Box