Olá! O passeio de hoje é de Maria Fumaça, na Serra Gaúcha.

maria fumaça serra gaúcha

O Passeio de Maria Fumaça, inicia em Carlos Barbosa, passa por Garibaldi e chega em Bento Gonçalves, cidades do Rio Grande do Sul, no carinhosamente chamado Trem do Vinho.

Esse apelido é porque, durante esse passeio, fazemos paradas e somos recebidos com vinhos, espumantes e suco de uva integral a vontade (a vontade meeesmo). E termina na Vinícola Aurora (calma que chego lá).

Esse passeio é chamado “Tour da Uva e do Vinho”. Saiba mais aqui: Giordani Turismo

trem do vinho (2)
Só alegria na Maria Fumaça

Bem, deixa eu contar como foi esse meu dia divertidérrimo:

Saímos cedo do Hotel de Gramado e seguimos para a fábrica da Tramontina e conhecemos um armazém delicioso com doces e petiscos da região.

Depois, em Carlos Barbosa, embarcamos no trem. Logo que chegamos, recebemos uma tacinha, para poder encher nas paradas.

Mas o passeio na Maria Fumaça não é só um trenzinho que fica andando nos trilhos. É toda uma viagem cultural e histórica. E MUITO alegre.

  • Já começa com uma esquete com dois atores, descendentes italianos, super engraçada, fazendo referências à cultura italiana.
  • Logo após, muita canção, a gente podia levantar e dançar com eles. Quanta alegria.
  • Teve música italiana, o famoso ritmo Tarantela: A gente cantou (do nosso jeito rs) e dançou muito.
  • Teve mais esquete com família de descendentes italianos.

Para quem deve estar se perguntando porque tanta coisa italiana, essa região foi povoada por imigrantes italianos e eles preservam a cultura até hoje. Lindo, né?

trem do vinho (1)

Enfim, logo na primeira parada, fui recebida com espumante, depois provei outros vinhos e suco. Geentem, o que é suco de uva branco? Por aqui não acha fácil.

Depois, mais trem, mais música, mais alegria, e outra parada, com mais vinhos.

Na Vinícola Aurora, assistimos a um vídeo contando a história da mesma, e algumas curiosidades. Depois seguimos ao tour por dentro dela, vimos toneis e soubemos mais um pouco sobre a fabricação dos vinhos, um pouco de mitologia, com Dionísio e, logo após, tcharãm: mais degustação.

Provei tanta coisa diferente que depois não soube diferenciar direito qual era qual. Só sei que achei super saborosos em sua grande maioria. Uns achei um pouco amargos e outro forte demais. Mas é gosto né?

Ao final (por que tinha que acabar?) fomos para a loja e acabei comprando um Frisante, que foi o que mais gostei e nunca tinha provado.

Para terminar esse dia LINDO, fomos assistir a Epopeia Italiana. Um espetáculo de tirar o fôlego sobre uma mulher e a imigração italiana. Vão por mim, vocês vão gostar, é lindo, envolvente e dinâmico. E depois tem mais degustação de vinhos rs

A epopeia não é permitido filmar nem fotografar. Achei ótimo pois, mesmo sabendo que o motivo não era esse, todo mundo se concentrou no espetáculo, sem olhar o celular e se preocupar em ficar filmando ou tirando fotos.

A parte boa é que ninguém saiu bêbado (acho que não rs). Deu um soninho e um pouco de dor de cabeça, assumo.

E, claro, não ia fazer um passeio desse sem gravar um vídeo né?

Enfim, foi um dia MARAVILHOSO, divertidíssimo e para levar para vida toda. As informações para o passeio estão no link a cima, mas eu fiz com a TurisTur.

Beijo no coração!!

 

 

 

 

 

 

Facebook Comments Box