Olá, o passeio de hoje é a trilha do Pico da Caledônia, em Nova Friburgo RJ.

Pico da caledonia (4)
Pico da Caledônia

O Pico da Caledônia tem 2218 metros de altitude, fica na divisa da cidade com Cachoeira de Macacu. Tem uma história bem interessante, que vocês podem conferir aqui: Descubra Nova Friburgo.

Fiz a trilha tem mais mais ou menos um mês, com uma amiga, em um grupo de trilha para lá de animado, aqui da minha região.

Confiram minha avaliação no  TripAdvisor.

Saímos beeem cedinho, paramos para tomar um café delicioso em Nova Friburgo e seguimos o passeio. Vale lembrar que, da estrada, já dava para avistar o Pico da Caledônia. Lembro direitinho do guia:

É lá que nós vamos subir.

E como subimos HAHA! A van foi subindo uma estrada até um certo ponto, onde não dava mais para ela andar, e a gente já podia caminhar. A vista da janela já estava linda, mas estava doida para ver com meus próprios olhos.

 

Leia também: Praia do Forno – Arraial do Cabo RJ

Fizemos o habitual alongamento e iniciamos a trilha. O caminho era recheado de plantas, flores e uma vista exuberante. Quanto mais a gente subia, mais conseguíamos ver Nova Friburgo, sem contar do mirante, como aparece na foto no final do post.

Confesso que fiquei assustada com a escadaria. Acreditem ou não mas teve uma pessoa feliz (ainda bem que não gravei quem foi) que disse que tinha uma escadinha de 50 degraus. São 630. Ok né.

Pico da caledonia (3)
Humilde escadaria do Pico da Caledônia

Admito que dei uma cansada, mas a vista valia. E, quanto mais subia a trilha, mais estava nas nuvens, literalmente.

Leia também: Serrinha do Alambari – Resende – RJ

Quando terminamos, já lá no alto do Pico da Caledônia, fomos presenteados com essa paisagem das fotos, totalmente coberta por nuvens. Lembra quando a gente era criança e sonhava em subir por cima das nuvens e ver como era? Então, sonho realizado!

Contam que dá para ver a Ponte Rio-Niteroi e mais paisagens cariocas, mas estavam todas lá em baixo e eu ainda me pergunto o que eu queria ver mais. Só sei que foi um momento de meditação e MUITA gratidão.

E tinha também a Pedra Coração de Boi. Desde que o guia falou que é perigosamente perigosa, eu, medrosa de dar dó, falei: “não vou.” Mas, vendo todo mundo subindo animadamente, inclusive minha amiga, criei coragem e fui. E não me arrependo.

Pico da caledonia
Pedra Coração de Boi

Mas não aconselho ninguém ir borrando de medo, muito menos sozinha. Sem esse blábláblá de vencer os medos. É sua vida que está em jogo. São 70 metros de queda, ou seja: morte na certa! Fui porque tinham dois guias dando a mão e passando segurança. E a guia-fofa ainda disse:

Confia na sua bota, ela segura.

A vista de lá é linda. O vento também! Mas, como tudo tem um fim, nos preparamos para descer. Antes fomos visitar um outro trechinho, com uma ponte meio sinistra, típica de filmes de suspense HEHE!

Leia também: Jacuba – Resende – RJ

Descemos a trilha do Pico com um misto de alegria e pesar. Queríamos ficar mais. E, aos poucos, fomos nos despedindo da paisagem e das nuvens. Engraçado, depois, ver todas elas, branquinhas, lá em cima e pensar: eu estava lá.

Pico da caledonia (2)
A cidade lá atrás

Foram, ao todo, 9km de trilha, ida e volta, com a duração de 6 horas. O Strava infelizmente me trolou e gravou apenas 5km.

Um dia de muita gratidão e felicidade. Amei demais, demais meeeesmo!

 

Mas, enfim, quem conhecia o Pico da Caledônia?

Beijos no coração!!

 

 

 

 

Facebook Comments Box