Olá! Vamos hoje ver dicas para encontrar o título do texto?

 

Fonte: Estudantes multiétnicas sorridentes com livro e caderno – br.depositphotos.com

Todo texto é escrito por um objetivo, ele existe para informar algo, seja para ensinar, passar uma notícia, contar uma história ou um recado.

Esse objetivo, aquilo que o autor quer falar, é o tema central do texto. E, por mais fácil que possa parecer, encontrar o tema de um texto, pode ser uma tarefa bem complexa.

Quando criança, a gente faz as interpretações textuais na escola e sempre vem aquela pergunta básica: O que disse o texto?

como encontrar o tema do texto

 

Na infância, somos apresentados a leituras mais fáceis, concretas, que à medida que crescemos, vão dificultando, de acordo com nossa capacidade.

Um erro bem comum, e bota comum meeeesmo, acreditar que o tema de um texto está no título. Isso acontece porque, muitas das vezes, o título é o próprio tema. Mas às vezes está meio que subjetivo ou até mesmo de forma figurada. Ou não muito a ver.

Então, podemos sim olhar o título, mas não vamos fixar nele, ok?

Enfim, sem muitas delongas, vamos às diquinhas:

  • Ler o texto. Sério, nada de só passar o olho e chutar. Leia todo. E preste atenção.
  • Depois releia. E faça marcações nas partes onde mais chama a atenção.
  • Use marca-texto, lápis de cor ou canetas coloridas, não é obrigatório, mas é muito útil.
  • Todo texto tem uma palavra-chave. Ela vai ao longo do texto, ainda que em forma de sinônimos. Enquanto você estiver lendo, vai marcando-a com uma cor. O tema está aí.

Conseguiram entender? Leia um texto aqui do blog e tente encontrar: Vamos falar sobre empatia?.

 


E aí vem agora outra pergunta: Mas e os temas secundários?

Bem, um texto é escrito par informar um tema em especial. Maaas, ao longo, outras informações sã acrescentadas. Seja para uma informação a mais, para ilustrar ou, como em uma história, a gente aproveita e trata de outros assuntos.

Os temas secundários, em muitas das vezes, não são necessários, mas mesmo assim é importante procurá-los.

Lembra quando eu disse sobre usar as canetas coloridas? Então, quando começar a aparecer outras palavras, marque de outra cor. Assim facilita mais ainda a entender qual é o tema central e quais os secundários.

Depois, anotem no caderno todos os temas e o que você entendeu. Com certeza irá encontrar. Caso não, leia de novo. Sem preguiça e sem estresse. É normal.

A capacidade de encontrar um tema no texto é essencial para nosso cotidiano, a gente aprende a ler melhor o mundo, a entender as notícias e conversas. Evita cair em fake news e passar informações erradas por aí.

Para facilitar o entendimento, gravei um vídeo explicativo. Clique para assistir.

Beijos no coração!!








Facebook Comments Box