Olá! A pergunta do dia é essa: como ler nas entrelinhas do texto?
A questão é mais comum que a gente imagina: estamos lendo um texto e daí começa a perceber que tem alguma coisa nele que não está escrito, mas que sabe que tem, que deu a entender. Está omisso em algum canto.
Leia também: Como encontrar o tema do texto?
São conteúdos implícitos no texto, nas entrelinhas, do tipo: “para quem sabe ler, um pingo é letra.” Aquilo não está escrito, mas o autor quis dizer algo a mais com isso.
Isso é muito usado para a pessoa não se comprometer com o que escreveu, evitar tretas, manipular, ou também porque determinadas pessoas não podem saber daquela informações. Ou às vezes apenas para economizar tempo, dar o recado mais rápido.
Leia também: Como ter inspiração para escrever?
E todo mundo usa das entrelinhas, cada um com seu motivo. Alguns são inclusive maldosos. Sabe aquela coisa: “Eu? Não disse nada disso. Não foi o que eu quis dizer…”.
Lembrando que texto não é apenas livros, ou artigos: encontramos textos nas redes sociais, nos vídeos e até nas conversas do dia a dia.
Um exemplo:
Lurdes é a professora menos chata.
- O que está implícito nessa frase? Que todos os professores são chatos. A Lurdes também é, mas não tanto.
- Como eu soube disso? Através da palavra MENOS.
Importante destacar também que, em leituras de charges, quadrinhos e até mesmo os tão amados memes, o conteúdo implícito está nas imagens. Veja o exemplo abaixo:
Aprender a ler nas entrelinhas é essencial para compreender notícias, não boiar na leitura, não cair em informações falsas e acreditar em tudo o que dizem.
Quando a gente começa a compreender os textos, começa também a ler o mundo, a questionar mais, tomar mais cuidado com o que dizem.
Saiba também: Como escrever um livro?
Consegui ler nas entrelinhas exige treino, muita leitura e releitura, observação e até mesmo pesquisa. Às vezes, para entender um texto é necessário saber o que está acontecendo no mundo. Isso é muito usado em charges e até mesmo em tirinhas.
Aliás, as tirinhas do Armandinho são um grande exemplo disso. Na página do Instagram dele muita gente não entende, então perguntam e todo mundo se ajuda.
Então, amores, leiam, pesquisem, perguntem, conversem, fiquem atentos.
E, para ajudar mais um pouquinho, gravei um vídeo o YouTube com mais detalhes e exercícios.
Beijos no coração!!
Bruna Aliatti
Que bacana, Pri!
Eu ia ter adorado se na minha fase de aprender interpretação de texto, tivesse tido uma profe tão legal que nem tu! Vendo seu vídeo, vi que sempre fui rapidinha pra entender piada, mas um horror para contar hahahaha
Acho que na parte de deixar uma aqui nos comentários, vou ficar devendo.
Abraço
Priscila
Eu sempre fui lerdinha hahaha obrigada pelo carinho, mas cuidado q eu sou professora ariana rs
Em breve mais vídeos assim