Coraline 💜 Neil Gaiman

Um livro de terror para crianças. É medonho sim, sinistro sim, mas também muito encantador.

É um mundo imaginário, um universo diferente, que eu amei mergulhar.

coraline Neil Gaiman
Lendo Coraline

Coraline é uma criança que ama explorar os lugares. Certa vez, em um dia de chuva, seus pais a incentivam a explorar a própria casa, que acabara de se mudar. Descobre uma porta que dá para uma outro mundo, com outra casa, com outros pais e muito mistério. Lá, os pais são diferentes, com botões costurados no lugar dos olhos, animais que *spoiler*… e ela precisa sair de lá, e começa uma aventura para desatar acontecimentos, por todo o prédio, salvar pessoas e, finalmente, passar pela porta até sua casa real.

Mas não apenas de outro reino, mistérios e etc. que circunda a história. Coraline precisa enfrentar perigos de fato assombrosos, Precisa usar de sua coragem, que Neil Gaiman explorou tão bem explorado, que chegou a ser inspirador para nós adultos, e imagino as crianças que tem a oportunidade de ler com sua idade.

coraline Neil Gaiman
Abertura do livro Coraline Neil Gaiman

O livro tem suas questões filosóficas que criam mil teorias e SUPER aconselho assistir aos vídeos do Imaginago para conhecer melhor e entrar nesse mundo de imaginação fértil: Imaginago – Playlist Coraline.

Além da coragem, Neil Gaiman chama a atenção para a personalidade de Coraline, super forte e teimosa, que, quando contrariada, se emburrava. Eu pensava: que menina com atitude!



A comparação de personalidade entre os pais da vida real e do reino secreto:

  • A  outra mãe, sua cisma de querer que a menina fique para sempre, tenta manipulá-la de inúmeras formas. Sabe aquela coisa de ser fofinha com uma mão, mas cruel com a outra? Tipo isso. Controlava tudo, mas não contava com a destreza de Coraline.
  • O pai da vida real, que só ficava sentado e mal olhava para a filha. E, do reino secreto era meio capacho da mulher.
coraline Neil Gaiman
Entre um capítulo e outro, essa surpresa!!

Leia também: O jardim secreto – Frances Hodgson Burnet

Os personagens secundários, que, para mim, já sabia da existência do outro reino:

  • As duas atrizes ( Srta Spink e Stra Forcible) tanto sabiam porque ajudaram a menina, sabiam que ela iria para o reino secreto, que precisaria da pedra com o buraco no meio e toda a armação da menina para encerrar a história toda.
  • O senhor e seus ratos era bem noiado com essa coisa de reino, mas é muito spoiler falar sobre o que penso.
  • E o gato preto eu ainda não tenho opinião formada, mas tem alguma coisa ali.

Neil Gaiman soube mexer com emoções, curiosidades. Desenferrujou a minha imaginação




Sabe qual a parte mais encantadora da história? Era tudo real, sem explicações, tudo no ar. A gente que é adulto cria mil teorias pra justificar, mas só os pequenos conseguem entender: aquilo aconteceu mesmo 🙂

Sem contar que o livro tem uma nota do autor, contando como foi escrever a historia.

resenha coraline Neil Gaiman
Antes de começar um capítulo, um suspense!!

Conheça também: A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken – Jostein Gaarder

E sim, o livro é a história do filme. Existem algumas diferenças (lógico) mas segue o fluxo bem, até o final. Embora tenha gostado do final do filme, do livro é ainda mais sinistro, Coraline bem mais corajosa e dá muito mais expectativa do que vai acontecer.

Porque sim, eu sempre puxo sardinha para o livro. Esse foi o livro que li em dupla com meu BFF pelo zoom, em breve tem vídeo no canal contando a experiência.

Mas, antes dela, tem o vídeo no canal com minhas perspectivas, e ainda mostro direitinho como é por dentro do livro.

Clica e assista:

Beijos no coração!!!








Facebook Comments Box