Conhece o livro A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken do autor Jostein Gaarder com a parceria de Klaus Hagerup?

Esse livro é tão lindo que eu não consigo fazer uma resenha sobre ele. É tão mágico que não dá para expressar. Mas vamos lá 😉

Ah e leia a resenha de outro livro do autor aqui, que já aviso que é o meu preferido: O Mundo de Sofia – Meu livro preferido

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken
A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

Dois primos, Nils e Berit, pré-adolescentes, moram em cidades diferentes na Noruega, resolvem trocar cartas, escrevendo um livro de cartas.
Uma moça, a Bibbi Bokken, apaixonada por livros aparece misteriosamente na vida deles, com peculiaridades que os fazem criar teorias loucas sobre ela.

Os primos começam a acreditar que ela está montando uma Biblioteca Mágica. De início, Nils a vê na livraria pela primeira vez (quando foi comprar o livro de cartas) e acha estranho seu jeito de leitura que parecia, como ele mesmo descreveu no livro: “ vagava diante das estantes numa espécie de transe, olhando para os livros como se fossem de chocolate ou marzipã.” E o deixou espantado quando ofereceu para pagar a conta.

Os dois primos começam, então a investigar a tal mulher, como dois detetives. Eles acreditam que ela está construindo uma biblioteca mágica e fazem de tudo para descobrir o motivo.

E assim começa todo o enredo, com os dois trocando cartas, contando basicamente sobre a busca para saber quem é essa tal mulher misteriosa. A menina Berit a acompanha na balsa quase todos os dias e a vê sempre com pacotes pesadíssimos, que descobre ser livros. A segue até em casa. Nils conversa com pessoas adultas que descobre conhecer Bibbi Bokken e faz várias perguntas como um homem mais velho (gente, é muito fofo).

Leia também: A gorda e a volta por cima – Carlos Heitor Cony

 




Sentem-se perseguidos por um rapaz com um sorriso bem suspeito, a quem apelidaram “carinhosamente” de Smiley e se metem em algumas enrascadas. Como qualquer criança/ pré adolescente, os dois começam com teorias malucas, imaginam tudo que possa estar acontecendo, cada um em sua carta, criando uma aventura fantástica para eles.

Mas, em meio a investigações e aventuras, os dois conhecem a história dos livros, significados de palavras estranhas, como BibliógrafoBibliófiloBiblioteconomia e até mesmo a Classificação Decimal de Dewey, que nem eu sabia rs. Para conhecer melhor, só clicar aqui: Dewey.

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken sinopse
A sinopse do Livro

Tive a oportunidade de conhecer outros nomes da Literatura Universal, autores infantis e poetas que, para nós, ainda desconhecidos. Um livro que me permitiu passear pelo Google para saber melhor desses nomes e mais livros na listinha de desejados rs.

Sem contar da descrição do processo literário, de uma forma poética, e até mesmo mágica, contada por crianças, pelas suas palavras inocentes. Lembraram de Anne Frank e do Pooh.

Sem contar que fizeram um passeio bem rico pela Noruega, país que nunca tinha demonstrado interesse, agora quero muito conhecer. Vontade louca de conhecer Fjaerland, onde passa a história. Descobrir as montanhas de gelo e os mistérios que Berit acreditava existir em seu interior. Mesmo detestando frio.

E o final dessa aventura, um mergulho por uma bela biblioteca que pode sim ser chamada de mágica. A descoberta de quem é a Bibbi Bokken e até mesmo o Smiley e o motivo de toda aquela história.

O livro é uma declaração de AMOR para a literatura. Várias obras são citadas para justificar o mistério, frases de efeitos (que me rendeu alguns post its), poesias criadas por eles ou não.

É apaixonante, é gostoso, me encantou.
Também, né, quem escreveu? 

Beijos no coração!!




Facebook Comments Box