Como fazer uma boa interpretação de texto?

Tem uma prova, está com dificuldades para estudar e interpretar textos no colégio?

E leia também: Como encontrar o tema do texto? Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

interpretação texto
Dicas para interpretar melhor os textos

Segue algumas dicas:

1 – Treine muito sempre. Leia livros, textos, artigos… Tenha o hábito de ler, escolha histórias que gosta. Leia revistas, reportagens, na internet também. Preguiça é uma grande inimiga.

2 – Leia o texto TODO. E com calma. Desde o título até a fonte de onde tirou. Não tenha pressa de ler tudo rápido pra acabar logo. Se preciso, volte na palavra, frase que não entendeu.

3 – Se tiver como, use dicionário, ou pesquise algum termo. Se for prova, assiste a uns vídeos aqui que tem dicas: Tema do texto ou Inferir sentido.

4 – Releia o texto, marcando as partes principais. Como contei no post do tema do texto, sublinhe ou use um marca-texto. Se o livro não for seu, apenas sublinhe com o lápis para apagar depois, ou escreva as ideias no caderno. Escreva também sobre o que fala cada parágrafo e/ou parte.

5 – Faça anotações no papel, setas pra saber que aquela frase tem relação com a outra, por exemplo. Não tenha dó do papel, se ele for seu. Ou anote todas as ideias no caderno.




 

Confira mais dicas de Língua Portuguesa no meu canal.

Acabou a leitura? Vamos para as perguntas:

1 – Leia com calma, cada uma pergunta. Se for múltipla escolha, leia as questões, sem pressa de acabar.

2 – Volte no seu texto. Se você fez o primeiro processo, sabe sobre o que fala cada parágrafo, cada parte do texto. Facilita a hora de procurar a resposta.

3 – Se puder, faça setas, rabisque um pouco com lápis. Elimine as respostas que você tem certeza que não é.

4 – Se tiver muito difícil, dúvida e tiver tempo, releia o texto. Tente não se apavorar, porque isso atrapalha demais a gente e falo por experiência própria.

5 – Se tiver muito difícil uma questão, pule para a próxima. A gente vai relaxando a medida que vai acertando. Sem contar que muitas vezes a gente acha a resposta nas outras questões.

E, claro:

Lembrar que a leitura é muito mais que decifrar códigos e significados de palavras. Um texto tem todo um objetivo e ele é completo. Muitas das vezes, para entender um texto, a gente precisa entender das coisas que estão acontecendo no mundo, ter algum conhecimento prévio. E não apenas aquilo que você pensa, das suas hipóteses, mas saber de um todo do mundo.

Por isso que ler é importante, procurar conhecimentos e conversar com pessoas sobre vários assuntos aleatórios é importante. A gente amplia nosso conhecimento de mundo e o pensamento crítico. Às vezes a gente tem dificuldade de interpretar porque está apegado a preconceitos e um conhecimento superficial das coisas.

E, sim, temos vídeo no canal com o assunto e alguns exemplos. Clica para ver:








Facebook Comments Box