Como usar verbos no texto?

Leia também: Como utilizar os advérbios no textoQual a importância do adjetivo no texto?

 Antes de mais nada, vale lembrar o que são verbos:

verbos no texto
Os verbos dão sentido no texto.

 

Segundo a gramática de Ernani e Nicola, os verbos são as palavras que usamos para exprimir as ações. Além de outras situações como estado, fenômenos da natureza, fatos e desejos.

Nos textos, então, os verbos podem situar as ações, os eventos, os acontecimentos desses textos. Sem o verbo, as frases ficam sem sentido e até nos geram algumas dúvidas. Como o exemplo:

  • – Menino doente.

Ok, mas e aí? Pode significar tanta coisa: que se trata de um menino doente, que ele está, estava, ficou, pode ficar… A frase ficou solta, só um verbo para nos situar.

 




 

Então, como usar para deixar nossos textos melhores e da forma correta?

  1. Saiba exatamente o que quer dizer: o que você precisa está no presente, passado ou futuro? (às vezes um verbo no tempo errado, sem querer, muda o sentido. O menino vai ficar doente é bem diferente de o menino pode ficar doente.)
  2. Lembre de sempre concordar verbo com sujeito: (O menino está. Os meninos estão doentes.) Analise bem o conteúdo e saiba o que está escrevendo.
  3. Se começou o texto com um tempo verbal, continue com ele até mudar. (com exemplo: O menino ficou doente porque andou descalço não chão gelado. É bem diferente de O menino ficou doente porque andará descalço no chão gelado.)
  4. Pense como é o texto (formal ou informal?) Alguns verbos deixam a frase mais informal, dependendo do texto, uma dissertação, por exemplo, não pega bem.  (é diferente dizer: O menino pegou uma gripe/ O menino ficou gripado. – mesmo sentido, mas com palavras diferentes.)
  5. Evite gerundismo. São três verbos diferentes. Eles sujam as frases, são cansativos e basicamente não aceitos por muita gente, ainda mais em textos formais. (troque o vou estar conversando com ele por vou conversar – se puder escrever conversarei é melhor ainda) Mas teremos um vídeo especial sobre isso, então fica no canal.
  6. Tenha cuidado, leia, estude bastante, procure conhecer palavras novas, pega um dicionário, converse com as pessoas, isso vai aumentar seu vocabulário e deixar seus textos mais ricos.

Quer saber melhor e alguns exemplos? Tem vídeo no canal.

Beijo no coração!!!







Facebook Comments Box