Como encontrar uma editora

Olááá todo mundo, tudo bem com vocês? Esse vídeo é um pedido especial da colega Jessica, do blog https://jeehchristine.wordpress.com/ sobre como encontrar uma editora para publicar seu livro.

Dei algumas dicas de coisas que eu mesma fiz quando fui procurar uma editora. O que aprendi pesquisando sobre o assunto.

Agora, uma coisa muito importante eu quero MUUUITO frisar: não existe a melhor editora, a mais bapho, a que vai realizar todos os seus sonhos. Existe a melhor para você, para mim, para o livro X, para o livro Y. O importante de início é definir seus objetivos enquanto escritor, o que até exemplifiquei no vídeo. E definir o gênero/nicho de sua obra. A partir daí começar a busca da editora ideal.

Para nós, que estamos começando, é super importante ler muito sobre o assunto, pesquisar infinitas editoras e formas de publicar o primeiro livro e, principalmente (mas principalmente mesmo) não ir com muita sede ao pote. Por mais que queiramos, não iremos estourar no mercado editorial em um piscar de olhos.

Provavelmente sua primeira editora não vai ser a que vai te acompanhar pelo resto da vida.Tem gente que publica livros em editoras diferentes. Se isso é bom o ruim para o autor eu ainda não sei (aceito opiniões e discussões), mas existe. Com o tempo outras portas vão começando a se abrir para você, mas quem tem que abrir a primeira és tu mesmo 🙂

Como falei no vídeo, pergunte bastante para o editor, tire todas as suas dúvidas e só feche o contrato quando tiver segura de que essa editora vai ser boa para você.

Agora, falando chatamente, mas AMIGAVELMENTE (com muito amor e carinho no coração) independente da editora que escolher, não espere glamour, sucesso, dinheiro. Espere trabalho. Muitas das vezes a editora não poderá fazer muito por você (não por maldade, mas porque não pode mesmo) então, mãos a obra, e saiba que essa é a melhor parte.

Enfim, vamos ao vídeo 🙂

Enfim, as perguntas que fiz:

-A livraria da minha cidade pode adquirir os livros?
-Como faço para realizar outros eventos?
-Posso estar pedindo quantos livros julgar necessário para as próximas tiragens?
-Quanto fica a revisão gramatical da obra?
-A editora realiza serviço de brindes e demais mimos para o lançamento e eventos? E banners?
-Como faço para participar da Bienal do Livro?
 -O evento de lançamento será no Rio de Janeiro ou na minha cidade?
-O modelo de questionário (em anexo) eu posso entregar até quando?
Beijo grande no coração flooooores

 

Facebook Comments

14 Replies to “Como encontrar uma editora”

    1. Obrigada Vivizinha
      Beeeeeeeeeeeeeeeeijos

        1. 💗💗💗

  1. Achei esse post bem legal, Pri!
    Como eu nunca pensei em publicar um livro, foi a primeira vez que me deparei com um conteúdo desses. Tenho um respeito grande por quem não se importa em dividir dicas e caminhos para a realização de objetivos. Se eu souber de alguém precisando dessas informações, recomendarei seu post!

    1. Obrigada querida! Adoro mesmo ir compartilhando as coisas que vou aprendendo ao longo desses meses. Fico feliz que tenha gostado, obrigada pela recomendação, espero ajudar muita gente a realizar esse sonho tb <3
      Beijo no coração flooor

  2. Nossa, sempre imaginei que fosse dificil, mas quanto detalhe. Mas assim que é importante neo eh, saber pesquisar e achar o melhor pra vc mesma. Gostei da parte de q cada editora eh boa pra uma pessoa diferente, assim mesmo q funciona, e ri com as capas feias, tb nao gosto de capas feias. Adorei o video
    beijao

    1. Sim, muito detalhe mesmo, tem que ser o livro que vc iria gostar de comprar, como disse no vídeo.
      Beijo grande

  3. Estou apaixonada, muito obrigada Priscila por me ajudar a dar um passo para
    realizar o meu sonho. E parabéns pelo seu trabalho e muito sucesso com seu blog e livro, depois me passa como conseguir comprar o seu livro para estar lendo e te ajudando nessa também.

    Beijoos
    Jéssica Christine
    do Blog Dreams Blue
    (jeehchristine.wordpress.com)

    1. Liiiinda, que isso, fico tão feliz em poder ajudar, vc vai conseguir sim ^^
      Sobre meu livro, eles estão comigo, envio pelo correio, só depositar na minha conta!!
      Beijo grande no coração flooor
      Boa Sorte

  4. Ótimas dicas para quem quer publicar um livro… eu quero muito fazer isso um dia, escrever histórias, mas mais pra frente 😀

    Parabéns pelo livro, vídeo, blog… TUDO *-* sucesso!

    1. Aaaah, que legal!! Boa sorte e empenhe-se, vc vai conseguir sim. Achei legal vc dizer “mais pra frente” pq não precisamos ter pressa, o importante é saber a hora e entregar algo de qualidade. Eu mesma levei 5 anos.
      Obrigada pelo carinho floooor, adoro isso tudo aqui
      Beijo grande no coração

  5. Meu sonho conseguir enviar algo meu para uma editora e receber um e-mail de aprovação ♥ Infelizmente o mercado de escritores está imenso e é complicado se dar ao luxo de publicar qualquer coisa, precisamos ter foco e darmos o nosso melhor, afinal, talvez seja exatamente esse carinho extra que faça com que tenhamos leitores fiéis. Esperar fama e sucesso não nos cabe, afinal, é uma consequência que pode ou não vir à tona.

    1. Sim, esse negócio de publicar qualquer coisa não da certo, principalmente pra ganhar fama. Sinceramente, acho que todo trabalho deve ser bem feito, de qualidade, só assim teremos algum retorno. Hoje está mais facil publicar um livro, o que tem seu lado negativo pois todo mundo pode. Agora, o destaque é uma consequencia, resultado de seu esforço.
      Se vc tem algo que queira publicar, vai em frente, leia e releia, arrume, peça opiniao de alguem que confie até sentir que está legal. Eu particularmente só me sinto bem publicando algo que eu mesma gostaria de ler, somos a primeira pessoa que tem que gostar.
      Mande noticias assim que tiver algo em vista 😉
      beijos floooooor

Deixe uma resposta