Sabe o que é uma resenha?
Todo mundo já leu uma resenha, isso é fato. Seja daquele livro que a gente quer ler ou até mesmo daquele filme que a gente quer conversar sobre. E, recentemente, as resenhas podem ser escritas ou em vídeos.
Mas o que é?
Bem, resenha, segundo o dicionário do Google, é:
-
descrição feita com detalhes, com pormenores.
-
contagem, conferência, verificação.
Ou seja, é um texto que escrevemos sobre alguma coisa, dando detalhes sobre essa coisa, citando as características, geralmente bem explicadinho, para que a gente possa conhecer melhor, muitas vezes para que possamos saber antes de comprar.
Ficou difícil? Vamos facilitar:
Você leu um livro e quer compartilhar com as pessoas na internet. Então, depois de lê, faz um texto contando como foi a história, alguns detalhes para que se interessem em ler, ou percebam que não é interessante.
Leia um exemplo aqui mesmo no blog: Retratos de Carolina – Lygia Bojunga
A resenha também tem o chamado julgamento de valor, que é sua opinião após conferir o produto. Vale lembrar, que não é apenas a sua opinião, mas os argumentos que te motivaram a chegar nela.
Por exemplo: você faz a resenha de um batom. Explica todas as características dele, quanto tempo durou na boca, fala do preço e etc. E no final, diz se valeu a pena comprar. Quem fazia isso muito bem, aliás, era a Lu Ferreira, que você pode conferir as resenhas de produtos nesse link: Chatômetro.
Enfim, ao invés de falar sobre o assunto, fazer um resumo, você também dá sua opinião, divulga e ajuda a formar opinião sobre o que estiver resenhando.
Saiba também o que são: Relatório, fichamento e resumo: quais as diferenças?
A resenha, como todo gênero textual, tem suas características e vou falar sobre:
- Linguagem clara (todo mundo precisa entender, né);
- Uma boa descrição sobre o que vai resenhar;
- Conhecimento sobre o que vai resenhar (nada de falar sobre o que não sabe).
Aprenda a fazer uma boa descrição aqui: Como escrever uma descrição
Enfim, se quiser saber mais, tem vídeo no canal 😉