Você sabe o que é um conto?
Vamos conversar sobre o significado e suas características?
Segundo o escritor argentino Julio Cortázar: “conto é a tradução dos sentimentos profundos e das contradições de nossa alma”. Para o autor, ele vence os leitores por nocaute.
Conheça o escritor aqui: Júlio Cortázar
Mas, o que isso quer dizer?
Apesar de ser uma narrativa curta, o conto apresenta muita intensidade e tensão, sem esgotar o interesse de quem lê. É uma narrativa curta por excelência, que te prende de início a fim. Já nas primeiras linhas, o conflito é apresentado.
Conheça algumas resenhas de contos aqui no blog :Os seis criados do príncipe – Irmãos Grimm, Venha ver o por do sol – Lygia Fagundes Telles, Um apólogo – Machado de Assis, A guardadora de gansos – Irmãos Grimm, O Búfalo – Clarice Lispector, O Amor nos Tempos de #Likes,
Como toda narrativa, o conto também tem suas características.
Apresenta uma situação central, com bastante intensidade e tensão. Ao contrário de romances, por exemplo, o conto apresenta apenas uma temática, na qual o texto todo se desenvolve. E, dentro dessa situação, há muita intensidade e tensão. É uma história densa, embora compacta.
Intensidade e tensão
- Intensidade – os fatos são narrados com a máxima força expressiva
- Tensão – é o resultado do conflito e do modo intenso de narrar
No conto também há o chamado instantâneo revelador, onde revela uma realidade mais profunda da que foi narrada. Há um universo a ser descoberto.
E, claro, tem vídeo lá no canal explicando bem legal, com alguns exemplos de contos famosos para você se identificar.
Beijos no coração!!