Olá, hoje é dia de clarice-se, então vamos conversar sobre o conto A Mensagem, Clarice Lispector?

Fonte: Vírula

Conheça o projeto aqui: Projeto Clarice-se

“Em A Mensagem, Clarice Lispector conta a história de um rapaz que conhece uma moça e, sem saber como, começa a se abrir com ela, falando sobre sentimentos, sobre suas angústias.

Inicialmente, estranha bastante, afinal nunca tinha ficado tão próximo de uma mulher, senão sua mãe. Foi uma grande novidade para ele. Estava gostando da conversa e se sentindo cada vez mais próximo dela.

No clímax da conversa, já a considera como seu camarada. Todas aquelas diferenças entre eles começam a diminuir e suas angústias diminuíram, chegando a perceber até que esse sentimento, essa palavra, não tinha importância nem mais necessidade. Quando a moça falava, era até uma gafe para ele.”

 

O que achei do conto A Mensagem?

Achei muito tocante, fofo e profundo. Sério!!

No conto, o rapaz estava se abrindo para uma moça, alguém tão diferente dele. Naquele instante quebrou um tabu, ela virou sua camarada. Quantas vezes não conversamos com desconhecidos e o resultado é mais eficaz que com um amigo?

E falar sobre nós, sobre sentimentos é quase que uma mágica, não é? De repente, aquilo, que antes consumia, passa a ser natural, e depois é colocado para fora.

Adorei quando ele disse que era quase uma gafe ela falar de angústia. Porque realmente, o assunto em questão é naturalizado, é banalizado e até esquecido.

Veja a última resenha aqui: Uma tarde plena – Clarice Lispector #projetoclaricese

Fonte: Frases do Bem

E esse encontro do rapaz com a moça?  Essa descoberta do novo, do crescer. Eles aparentemente eram jovens, ainda estavam conhecendo o mundo, se descobrindo.

Ele nunca tinha falado com uma mulher senão sua mãe. Naquele momento, viu que ela era um ser humano como ele, tinha os mesmos sentimentos, e também queria falar sobre angústia.

Homens e mulheres são iguais, podem e devem ser amigos, conversar. Quando essa aproximação fraternal existe, o tabu e o preconceito é quebrado.

Leia também: Encarnação Involuntária – Clarice Lispector

 Tenho certeza que tem algo mais e não consegui pescar. Clarice sempre sendo Clarice.

Alguém conhecia A Mensagem, Clarice Lispector? Vamos conversar sobre ele.

Beijos no coração!!

 

Facebook Comments Box