Olá! Vamos de resenha do conto Venha ver o por do sol, da nossa linda Lygia Fagundes Telles?

resenha Venha ver o por do sol - Lygia Fagundes Telles
Livro Venha ver o por do sol e outros contos – Lygia Fagundes Telles, Editora Ática

Encontrei esse conto no livro Venha ver o por do sol e outros contos, todos da Lygia Fagundes Telles. Escolhi esse para resenhar primeiro pois, além de carregar o nome da obra, achei phoda mesmo.

Leia também: A Bolsa Amarela – Lygia Bojunga

Mas os demais contos são esses:

  • O noivo
  • Natal na barca
  • As formigas
  • O jardim selvagem
  • Biruta
  • Antes do baile verde
  • O menino

Mas, antes do conto, preciso dizer o quanto AMEI conhecer melhor a autora, uma história inspiradora, principalmente para mim que sou escritora e almejo chegar, ao menos, na pontinha do dedão dela.

Saiba sua biografia aqui: Lygia Fagundes Telles.

livro Venha ver o por do sol - Lygia Fagundes Telles
Um pouco sobre essa obra, na sinopse

Enfim, vamos de conto?

Venha ver o por do sol inicia com um rapaz (Ricardo) encontrando com uma moça (Raquel) em um cemitério. Não se viam há um tempo, revelando que são ex-namorados bem arrumada e com cigarro nas mãos. Oposto de antes.

Raquel demonstra medo de serem vistos, pois estava em um relacionamento novo, e o rapaz era bem ciumento. Mas ele afirma que é breve, apenas para ver o por do sol, pois é belíssimo do alto do cemitério.

Eles sobem com ela reclamando, com medo, pede para ir embora, mas Ricardo insiste, pois seria o último encontro, prometera ele. A leva para o, segundo ele, mausoléu de sua família.

Conta a ela histórias de sua família, e sua adorava prima, que faleceu tão jovem. Mostra cada túmulo, capela, gavetas… até entrarem em uma catacumba, por uma portinhola.

 

[SPOILER] Ao mostras as tumbas de sua prima, a grande surpresa: a moça havia falecido há mais de cem anos. Raquel grita e o xinga, pergunta o que ele quer. Ricardo, calado, apenas balança a chave e a descrição de Lygia Fagundes é brilhante: o que ele fará com a moça? A matará? Tranca no cemitério? Ou apenas na catacumba?

Termina com ele indo embora, sozinho, como se nada houvesse acontecido. [FIM DE SPOILER]

Eu fiquei meio que HÃ?? 

Venha ver o por do sol - Lygia Fagundes Telles resenha
Início do conto

Reli o final do conto várias vezes para compreender e tirar minhas conclusões. E aí que foi o grande barato de todo o conto.

Venha ver o por do sol começa tão fofinho, reencontro de ex-namorados, ela tão diferente ele com pose de arrependido. Será que vão fazer as pazes? Ela vai ceder, mas retorna para o atual namorado, chorando, ainda apaixonada por ele?

Aí no final PAH!! A surpresa….

E fica questionamentos da própria Lygia (fiquei íntima): Por que ele quer vê-la pela última vez? E ela, por que o trata com tanta aspereza?

Eu fiquei com vontade de investigar o caso, entender se ele não tinha aceitado o fim do relacionamento. Ela tinha sido escrota e ele queria se vingar? Ou ele era um escroto mesmo?

resenha do conto Venha ver o por do sol - Lygia Fagundes Telles

Eu voto na escrotice do macho lixo que teve a masculinidade ferida. Esses boys são difíceis de entender.

Depois desse conto só fico com uma questão: nunca marque encontro em cemitério abandonado. Nunca mesmo, eu hein…

Quem curtiu conhecer o conto Venha ver o por do sol?

Beijos no coração!!!!


Facebook Comments Box