Olá! A notícia da vez é que começou o meu TCC, com o tema: Técnicas de escrita!

tecnicas de escrita, livros
Livros sobre técnicas de escrita que já tenho

Mas antes, preciso contar toda a minha saga até chegar a escolha do tema Técnicas de Escrita:

Entrei na faculdade de Letras já com o intuito de realizar o TCC sobre Novas tendências em Literatura Juvenil. Queria falar sobre novos gêneros, redes sociais, etc.

Porém, quando chegou no final do ano passado, que eu precisei realizar o projeto do TCC, meio o susto: quase não tem material. Entrei em desespero, não tinha muito tempo, estava fazendo estágio, trabalhando fora, alimentando o blog…

E chegou a matéria nova: Linguística textual. AMeeei, me encontrei e aprendi horrores sobre escrita, revi algumas técnicas do meu trabalho de escritora e PÁ: mudei o tema de última hora!!

Saiba mais sobre o assunto aqui: Linguistica Textual

Em duas semanas mais ou menos o projeto estava pronto, afinal só tinha esse prazo para escrever rs. O resultado foi satisfatório, tirei 95 e a professora adorou o tema. UHUUUULL!!

Aaah, e para saber mais sobre a faculdade, tenho um post assim que comecei: A Segunda Faculdade



 

Pois bem, passei, desde o dia da escolha, minhas férias e ainda estou (óbvio) pesquisando livros, artigos  e estudando sobre esse assunto. Assisti a um vídeo da Pam Gonçalves (que aliás está suuper de parabéns com o conteúdo, ajudando demais a gente que escreve livros com suas dicas de técnicas de escrita) listando alguns livros sobre o tema e já corri para comprar um: Sobre a Escrita – Stephen King (estou lendo no momento, em breve resenha e sempre stories no meu Instagram).

 

Fico me perguntando até hoje: como não havia pensando nesse tema antes? Sou escritora. AMO escrever. Tinha que ser esse!!

E, para dar aqueeela delimitada no tema, aproveitei e juntei com minha primeira opção: Técnicas de escrita para romances juvenis. Em outras palavras: Como escrever para adolescentes?

Desde o projeto encantei-me com a pesquisa. Tenho assistido vídeos, lido artigos e já fui até a biblioteca para pesquisar livros a respeito de técnicas de escrita e linguística textual.

listinha de livros sobre tecnicas de escrita
Montei essa listinha no meu fofo caderno da Suco de Nuvem, tem post da marca aqui: Suco de Nuvem – Por Darla Dalbone

E ainda de quebra, consegui comprar dois livros do desapego da minha amiga Bianca Carvalho, do Digavando, aqueles dois da foto acima. Já espiei os dois e estou certa de que vou AMAR o estudo.

Agora, vamos falar a verdade: tão bom quando a gente ama aquilo que estuda! Tão fazer aquilo que dá prazer, satisfação, encantamento. Literatura é uma paixão antiga, e a linguística chegou de mansinho e me conquistou XD

Sei que alguns livros, como o próprio do Stephen King, provavelmente não entram na bibliografia. Mas são de grande auxílio e vou tratar de perguntar se pode, né?

E você, curte aprender mais sobre técnicas de escrita? Conhece algum livro que pode me ajudar?

Aliás, quero muito agradecer algumas pessoas que já me deram aquele help com títulos de obras que não conhecia.



Beijo grande no coração!!!

 

Facebook Comments Box