Olá! Vamos conhecer hoje o conto Uma tarde plena, de Clarice Lispector?

 Uma tarde plena

Uma tarde plena é um conto pequeno, simples e profundo. Fala de uma mulher que estava no ônibus e senta ao lado de um homem com um pequeno saguim. Ficou observando os detalhes no animal e acabou percebendo o amor que o dono tinha por ele.

Mais tarde, ela, uma mulher silenciosa, pensou em si própria, que voltaria a sua vida de sempre. Percebeu que tivera uma tarde embandeirada, e ficou a pensar no animal, no saguim: ele vive, mesmo sem ser compreendido.

Veja o vídeo narrando o conto aqui: Uma tarde plena!!

Veja mais de Clarice nesse blog (inclusive o resumo do conto): Clarice Lispector

uma tarde plena clarice lispector

O que falar desse conto, Tarde Plena?

Confesso que precisei reler e assistir ao vídeo para extrair algo, achei estranho de início, mas no final do texto fiquei pensando um pouco em sua profundidade.

Pelo que entendi, essa mulher vivia uma vida corrida, ela mesma chamava de “vacas magras” e possuía uma baixa autoestima. Ao ver aquele saguim, que mais parecia um rato, pensou em si própria: “Ele vive, mesmo sem ser compreendido”

 

Leia também: Encarnação Involuntária – Clarice Lispector

E quanto a nós? vivemos buscando aceitação dos outros, querendo se destacar na sociedade e, por muitas vezes, nos sentimos mal, para baixo, decepcionados… mas continuamos vivos.

Leia também: Desastres de Sofia – Clarice Lispector

A vida continua para todos nós, ela não pára. E penso que perdemos tanto tempo preocupados com o que os outros vão falar, com esses padrões bestas da sociedade, que esquecemos de viver, de aproveitar o melhor de nós, de sermos felizes independentemente do que aconteça.

E ainda penso, dentro do conto, na questão do amor. O senhor amava o saguim como um pai amava o filho. Por menor que possamos parecer ser, sempre haverá alguém que nos ama e nos quer bem.

E não é que o saguim é até bonitinho? Fonte: Perfil Animal

Mas e você, o que achou do conto Uma Tarde Plena? Pensou em algo que eu não percebi? Vamos trocar informações e clariçar!

Beijo grande no coração!!

 

Facebook Comments Box