Olá! Vamos resenhar o livro “O Jardim Secreto”?
Para quem não conhece, O Jardim Secreto é um clássico da Literatura Universal, escrito por Frances Hodgson Burnet em 1911
Também é o livro que deu origem ao filme de mesmo nome, da década de 90. Que eu já vi muito na sessão da tarde.
Leia também: A lenda da Felicidade – Sonia Santoro
Mas vamos à resenha:
A protagonista, Mary, é uma criança rica, que mora na Índia, sem amigos, com uma mãe que não liga para ela. Vive cercada de criados, que fazem todas suas vontades. Por isso ela era mimada e arrogante. Não brincava, era pálida, sem disposição para fazer suas atividades.
Após uma epidemia de cólera na Índia, morre todo mundo de sua casa (pais, criados…) e ela é a única que sobrevive. É mandada pra a Inglaterra para morar com seu tio.
Ele vivia em uma mansão, com quase 100 quartos, quase todos trancados, empoeirados. Seu tio também era amargo, por conta de sua viuvez. Recebeu uma ama, a Martha, minha personagem preferida, que começa, junto com sua mãe, a apresentar a ela uma vida diferente.
Incentiva Mary a brincar, dá a ela uma corda de presente e a menina resolve explorar a casa e os jardins. E descobre que, naquela imensidão, há um jardim secreto, que era da falecida tis (esposa do tio) e permanece trancado desde sua morte.
Faz amizade com Ben, irmão da Martha, um menino de sua idade que é o oposto de Mary. E desco:bre que tem um primo, o Colin, e de uma maneira muito louca que não vou contar. Colin tinha uma doença e vivia na cadeira de rodas.
As crianças encontram o jardim secreto, que mantem em segredo, e cuidam dele, até que se refaça. Cuidar desse jardim foi um recomeço, um desabrochar e é lindo a forma que a autora descrevo o arco de todos os personagens.
Leia também: O sofá estampado – Lygia Bojunga
O que eu achei do livro?
Fantástico! O Jardim Secreto é um livro de experiências, para você sentir cada detalhe da história.
A Construção do arco das personagens (não apenas das crianças, mas de TODOS) é perfeita em cada pedacinho, cheio de descobertas, recomeços e crescimentos. Eu cresci junto com eles na leitura.
Fala de um forma tão suave sobre a importância do BRINCAR na infância. Mary e Colin não tinham saúde porque não brincavam. Não respiravam ar puro. Criança tem que brincar e, nós adultos, também temos que sair, descansar a mente. Senão a gente surta mesmo.
Leia também: Brincadeiras preferidas da infância
E, claro, esse contato todo com a natureza. Ela nos renova, nos faz bem. O livro parece até uma meditação. A autora descreve de forma tão delicada que me fez sentir cheiros, sentir a brisa, o raio do sol. Foi um mindfulness ao longo de todas as páginas.
Enfim, para saber mais, clica no vídeo no meu canal 😉
Você já conhecia O Jardim Secreto?
Beijos no coração!!
Alisson Gomes
Oi Priscila!
Tem tanto tempo que vi o filme Jardim Secreto, que eu mal lembrava das coisas que aconteciam na história, mas adorei ler sua resenha e relembrar o que acontece na história. Inclusive está para sair a nova versão do filme não é mesmo? Espero que seja bom e faça jus ao livro. Espero conseguir ler esse livro em algum momento da minha vida!!
Beijos!
Eita Já Li
Priscila
Leia sim. O filme está previsto para abril, espero não perder o encanto dele
Michelle
Que leitura incrível, achei a edição dessa obra lindíssima, adorei sua resenha a opinião sobre o livro, espero ter a chance de ler também!
Priscila
Espero que leia tb, ele é lindo e muito gostoso de ler
Pollyanna Campos
Olá, tudo bom?
Esse foi um dos filmes da minha infância! Desde que descobri a existência do livro, tenho muita vontade de ler e saber o quanto você gostou da experiência e da história dessas três crianças só me fez ficar ainda mais curiosa pela leitura. Amei a resenha! <3
Beijos!